PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO CELESTINO PEREIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO CELESTINO PEREIRA NETO
DATA: 29/11/2021
LOCAL: meet.google.com/gmf-qxtf-erm
TÍTULO: Impacto do Programa Mais Médicos no desempenho das Equipes de Saúde da Família ao longo dos ciclos do PMAQ no estado da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave: Atenção Primária à Saúde, Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde, Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços, Programa Mais Médicos, PMAQ-AB
RESUMO: O Programa Mais Médicos (PMM) envolveu estratégias de reestruturação das unidades de saúde, mudanças no currículo das escolas médicas, ampliação de vagas de graduação e residência, além do provimento emergencial de médicos. O PMAQ-AB foi um dos maiores programas de avaliação da Atenção Básica (AB) ocorridos no Brasil, avaliando a qualidade dos serviços e buscando ampliar acesso e melhorar essa qualidade. O PMM foi relacionado com uma melhoria da qualidade do cuidado na AB por diferentes estudos, e uma vez que o PMM teve repercussões nos serviços e no processo de trabalho das equipes, caberia pensar que teria efeitos na própria avaliação do PMAQ-AB. Assim, temos enquanto hipótese deste estudo, a possibilidade de avaliar se a presença do PMM contribuiu na melhora das notas das equipes ao longo dos ciclos do PMAQ. Nesse mesmo sentido, temos como objetivo deste trabalho, uma avaliação do impacto do PMM nas notas de certificação das equipes do PMAQ no estado da Paraíba. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, tipo ecológico, retrospectivo, longitudinal, avaliando a relação entre o PMM e os escores de avaliação do PMAQ-AB, a partir do tempo do PMM nas equipes. Será ainda avaliada a relação entre esse tempo de médico e 11 indicadores de saúde do PMAQ-AB. Foi avaliada a evolução das notas entre o 1º e o 3º ciclos do PMAQ-AB através de um teste-t pareado, a fim de se constatar se as médias das notas melhoraram entre os 2 períodos. Foram realizadas análises para definição dos grupos Mais Médicos (MM) e NÃO Mais Médicos (N-MM), considerando a presença ou não do médico em pelo menos 12 meses do programa, 18 meses, 24 meses e 30 meses. Para a comparação das médias das notas dos 2 grupos, foi realizado teste t-student para amostras independentes. Posteriormente será realizado o teste qui-quadrado para avaliar a associação entre as 11 variáveis do PMAQ-AB e os 2 grupos, MM e N-MM. Iremos avaliar através do teste ANOVA se há diferença na média das notas das equipes, dado o efeito das 11 variáveis do PMAQ-AB e a presença do PMM. A sistematização do banco de dados e a análise estatística foram realizadas no softwares Microsoft Office Excel® 2013 e no IBM® SPSS® Statistics versão 21. Pretende-se apresentar os resultados deste estudo a partir de 3 artigos, sendo 1 já submetido e aceito para publicação, o 2º artigo, uma revisão integrativa, em fase final de elaboração, a ser submetido a um periódico científico e por fim, um 3º artigo a ser produzido após a qualificação do projeto e a realização das análises que irão compor o produto final da dissertação.
Presidente - 1366694 - JULIANA SAMPAIO
Interno - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE