PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIZZA MICAELLE CARLOS EUCLIDES FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIZZA MICAELLE CARLOS EUCLIDES FERNANDES
DATA: 14/12/2021
LOCAL: google meet
TÍTULO: MODELAGEM DOS FATORES DE RISCO DA MORTALIDADE INFANTIL NAS UNIDADES FEDERATIVAS VIA DADOS EM PAINEL
PALAVRAS-CHAVES: Mortalidade Infantil; Unidades Federativas; Dados em Painel
RESUMO: A mortalidade infantil permanece uma preocupação mundial, sobretudo quando ainda apresentamos números elevados de óbitos em menores de cinco anos, por causas consideradas evitáveis. Com os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, diversos países se comprometeram por diminuir em dois terços a taxa de mortalidade em crianças menores de cinco anos de idade. Mesmo atingindo esse objetivo, o Brasil ainda revela problemas importantes quando observadas às populações localizadas em territórios com dificuldade de acesso aos serviços de saúde ou em situação de vulnerabilidade social. A identificação oportuna de fatores de risco relacionados com a mortalidade infantil pode permitir o planejamento de ações de cuidados e vigilância, qualificar o acompanhamento das famílias e assim, reduzir as complicações dos problemas de saúde e a mortalidade. Para isso, contar com metodologias e indicadores de saúde que facilitem aos trabalhadores e gestores na identificação desses fatores com celeridade, de modo estratégico e ainda permita localizar as Unidades Federativas (UFs) onde ocorrem a maioria dos eventos que possibilita além do registro e da vigilância, o acompanhamento das famílias e com isso a redução dos desfechos negativos, bem como permitem a análise dos fatores de risco e o cuidado específico de acordo com as necessidades identificadas. Assim, este estudo pretende analisar os fatores de riscos determinantes da Mortalidade Infantil nas UFs com aplicação do modelo de Dados em Painel, contemplando as questões sócio ocupacionais no período de 2005 à 2018. A seguir serão analisados os resultados da correlação entre as variáveis dos fatores biológicos, o desenvolvimento social, o acesso e a qualidade da atenção à saúde, a escolaridade, fatores socioeconômicos, e de exposição e a mortalidade infantil nas UFs, relacionando também às características ocupacionais e sociais. Com isso, pretende-se aplicar a modelagem de Dados em Painel, para obter informações sobre os grupos e a influência do tempo.
Presidente - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 6329963 - JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS