PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: EMMANOELA DE ALMEIDA PAULINO LIMA

DISCENTE: EMMANOELA DE ALMEIDA PAULINO LIMA
DATA: 14/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hkt-wfmy-trw
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA E MEDO DA COVID 19 EM PROFESSORES
PALAVRAS-CHAVES: qualidade de vida, professores, medo, covid-19
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: INTRODUÇÃO: O mundo tem enfrentado um processo pandêmico causado por um vírus denominado de Coronavírus Sars-cov-2 que causa uma doença conhecida como covid-19, com alta transmissibilidade e sintomas abrangentes que vão desde um resfriado comum até uma pneumonia grave. Devido a ser transmitida principalmente pelo contato físico, saliva, espirros e tosse, a Organização Mundial da Saúde orienta pelo isolamento social, fato que tem impactado amplamente na qualidade de vida e nas relações pessoais bem como na saúde mental, sobretudo dos professores que representam um grupo que foi bastante prejudicado pelos efeitos da pandemia de instabilidade das medidas pedagógicas adotadas, ao retorno das aulas presenciais, aumento crescente dos casos de contaminação, bem como instabilidade econômica quanto a renda/subsistência. Nesse contexto se faz necessário investigar o grau de vulnerabilidade dos professores quanto ao medo do adoecimento por covid-19 e os impactos causados na qualidade de vida destes profissionais. OBJETIVO: Analisar a influência do medo da covid-19 na qualidade de vida dos professores do ensino superior na cidade de João Pessoa-PB. METODOLOGIA: Para alcançar o objetivo proposto nesse estudo foi utilizada uma abordagem metodológica do tipo quantitativa, descritiva e exploratória. A pesquisa foi realizada no município de João Pessoa-PB, o público para este estudo foi composto por professores do ensino superior da rede pública e privada. O instrumento de coleta de dados foi um formulário que contemplou quatro partes: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE; questões sociodemográficas; questões de saúde referente a covid-19; escala de qualidade de vida (Whoqol-bref ) e a escala de medo da covid- 19. A amostra selecionada foi analisada através de análise exploratória dos dados, modelagem de equações estruturais para validar a escala de medo da covid-19, testes não paramétricos para comparação dos construtos segundo a rede pública e privada e modelo de regressão múltipla para avaliar os construtos significativos para a qualidade de vida dos professores durante a pandemia. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados advindos desta dissertação foram apresentados em três seções: análise descritiva da qualidade de vida e medo da covid do professor do ensino superior, validação estatística da escala de medo da covid -19 em professores do ensino superior e qualidade de vida do professor do ensino superior durante a pandemia. Os resultados do estudo indicam que a escala de medo da covid aplicada aos professores universitários das redes de ensino públicas e privadas apresenta qualidade satisfatória quanto a relevância estatística. Como também foi possível caracterizar que os aspectos ambientais provocaram maior impacto na qualidade de vida e evidenciou que os professores da rede de ensino privada apresentam maior pressão devido à pandemia de Covid-19.
Presidente - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE
Interno - 6329963 - JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS