PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Noticias


Banca de DEFESA: CATARINA FERREIRA PONTES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CATARINA FERREIRA PONTES
DATA: 21/02/2022
HORA: 13:00
LOCAL: https://meet.google.com/dcu-xumg-zyi
TÍTULO: UM SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO ESPACIAL PARA DETERMINAR O NÍVEL DE PRIORIDADE MUNICIPAL PARA O COMBATE À COVID-19 NO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Infecções por coronavírus; Análise espacial; Análise espaço-temporal; Sistemas de Apoio à Decisão Espacial Multicritério.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: A pandemia da COVID-19 foi considerada uma das mais graves crises de saúde pública da história recente, interferindo na homeostasia das organizações de saúde do mundo e provocando um colapso econômico e social. Daí que, com este trabalho, objetivou-se caracterizar qual a conexão entre os aspectos geográficos e o acometimento por COVID-19 no estado da Paraíba, bem como construir um sistema de suporte à decisão espacial para determinar os níveis de prioridade para combate à COVID-19 municipal, assim descritos: “não prioritário”, “tendência a não prioritário”, “tendência a prioritário” e “prioritário”. Trata-se, pois de um estudo do tipo quantitativo, exploratório e ecológico, a partir de dados secundários dos casos de COVID-19 do estado da Paraíba por município, disponibilizados pelo Sistema de Notificações de Síndrome Gripais do Ministério da Saúde. A população do estudo foi composta por todos os casos confirmados para COVID-19 da 12ª semana epidemiológica de 2020 a 32ª semanas epidemiológicas de 2021. As análises dos dados seguiram as etapas presentes na arquitetura do Multiple Criteria Decision Making: Análise Estatística, Teste de Normalidade, Razão de Incidências Espacial, Análise Espacial, Análise Espaço-temporal, Tempo do Aglomerado Espaço-Temporal, Persistência do Aglomerado Espaço-Temporal, Coeficiente de Correlação de Spearman e Sistema Baseado em Regras Fuzzy. Ao longo da pesquisa, foram registrados 373.789 casos de COVID-19, desses, foram mais acometidos: indivíduos de 20 a 60 anos (75,23%), sexo biológico feminino (55,99%) e, comorbidades do tipo doença cardíaca (4,46%). Logo, com a aplicação do Spatial Decision Support System baseado em Weighted Linear Combination, obteve-se como produto um mapa de decisão final que permitiu a detecção e visualização espacial de municípios segundo o nível de prioridade, a partir desse resultado, os gestores podem intervir de maneira mais assertiva, direcionando a tomada de decisão de acordo com múltiplos fatores de risco para COVID-19 no estado da Paraíba.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES
Interno - 1454201 - RODRIGO PINHEIRO DE TOLEDO VIANNA
Interno - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Externo ao Programa - 1762965 - RAFAELLA QUEIROGA SOUTO
Externo à Instituição - REGIVAN HUGO NUNES SANTIAGO
Externo à Instituição - LUCIANA MOURA MENDES DE LIMA