PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: MAXSUEL ALVES AVELINO DE PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAXSUEL ALVES AVELINO DE PAIVA
DATA: 30/03/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/84274823651?pwd=Q0h4bEtFYzNzMVlIVWFCcE83dG93UT09
TÍTULO: PROPOSTA DE UM SIMULADOR DE TREINAMENTO PARA AVALIAÇÃO PERCEPTIVOAUDITIVA DA VOZ
PALAVRAS-CHAVES: Voz; Percepção auditiva; Treinamento; Simulação
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A avaliação perceptivo-auditiva (APA) é o principal procedimento de avaliação vocal utilizado pelo fonoaudiólogo capaz de avaliar se há presença, o grau e o predomínio do desvio da qualidade vocal (QV). Por ser baseada na percepção do clínico, a APA é considerada uma análise subjetiva de confiabilidade variável, pois pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles o treinamento. Com o avanço tecnológico as estratégias tradicionais de ensino vêm sendo gradativamente complementadas por abordagens de ensino interativas. Neste contexto, o uso de recursos que ajudem no processo de aprendizagem dos alunos, como simuladores de treinamento (ST), possibilitam experiências controladas de diversas situações no âmbito profissional (comuns e atípicas). O objetivo deste estudo é propor um ST para a APA da voz. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi dividido em 3 etapas. Na primeira etapa, um questionário foi elabora e aplicado, de forma remota, com docentes que lecionam ou já lecionaram disciplinas que envolvam a realização do treinamento perceptivo-auditivo (TPA). Na segunda etapa, baseado na etapa anterior e na literatura da área, foram definidos a estrutura do TPA, as métricas e o modelo de decisão para a avaliação do usuário. Por último, foi realizado o desenvolvimento do ST e a simulação de perfis. O ST desenvolvido, Ouvindo Vozes, é formado por 4 etapas de treinamento com nível de dificuldade crescente. Essas etapas possuem objetivos específicos e são subdivididas em fases. O Ouvindo Vozes conta com um modelo de decisão formado por um sistema baseado em regras, que compara a avaliação realizada pelo usuário com a avaliação dos especialistas. Os usuários são avaliados de acordo com o índice de desempenho (acurácia, sensibilidade, especificidade e concordância interna) correspondente ao seu nível de experiência. Quanto mais experiente maior o índice de desempenho a ser atingido. Durante o percurso do seu treinamento o usuário poderá ter o seu índice de desempenho decrementado de acordo com o seu desempenho e as regras implementadas no modelo de decisão. Apesar das variações nos diversos tipos de TPA, foi possível estabelecer uma estrutura e métricas para o TPA do Ouvindo Vozes. Após as simulações de perfis, foi constatado que o modelo de decisão funciona e que pode ser utilizado em futuras aplicações do TPA simulado. O Ouvindo Vozes é uma proposta inovadora para a área da Fonoaudiologia, principalmente para a área da Voz, e pode ser considerado como uma nova abordagem pedagógica no auxílio de professores e estudantes na realização do TPA.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA CORTES GAMA
Interno - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Presidente - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES
Interno - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES