PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: YULLIA ABREU VIANA SOARES

DISCENTE: YULLIA ABREU VIANA SOARES
DATA: 31/03/2022
LOCAL: https://meet.google.com/hbu-pxty-xyv
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA INSEGURANÇA ALIMENTAR NA QUALIDADE DE VIDA DE FAMÍLIAS EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Insegurança Alimentar; Segurança Alimentar e Nutricional; Qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: INTRODUÇÃO: A fome, a má nutrição e a Insegurança Alimentar (IA) ainda representam graves problemas sociais e de saúde pública, no Brasil e no mundo. Autores apontam que a fome atingirá 67 milhões de pessoas no mundo em 2030, cerca de 20 milhões a mais do que em 2019 (47,7 milhões), um dado bastante alarmante e preocupante. Diante desta realidade, torna-se importante destacar os impactos que a percepção da IA podem ter na qualidade de vida (QV) das pessoas. OBJETIVO: Analisar a influência da Insegurança Alimentar na Qualidade de Vida (QV) de famílias residentes em um município do interior do estado da Paraíba. MÉTODO: O presente trabalho faz parte de um projeto maior que foi estruturado a partir de um desenho de coorte, prospectivo. Para este estudo foram utilizados os dados relacionados à IA, QV e demais variáveis necessárias ao ajuste estatístico, coletados em domicílios de famílias moradoras do município de Cuité, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados em 2011 e 2014, utilizando um instrumento de caracterização sociodemográficas, a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) e o Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref), com entrevistas ao membro da família responsável pelos cuidados com a alimentação no domicílio. Foi realizada uma análise estatística descritiva das principais características de identificação dos participantes do estudo. Para análise inferencial, foram utilizados Testes de hipóteses a fim de observar modificações nos aspectos sociodemográficos das famílias nos anos de 2011 e 2014, comparar os valores referentes à qualidade de vida dos indivíduos nos dois momentos e relacionar as variáveis demográficas com a QV. A verificação da influência da IA familiar na QV dos participantes foi examinada por meio da Regressão Logística Múltipla, com a finalidade de observar quais são as variáveis ou dimensões do instrumento de Qualidade de Vida - WHOQOL preditoras ou explicativas para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nos anos 2011 e 2014. O projeto principal foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba e do Hospital Universitário Alcides Carneiros da Universidade Federal de Campina Grande em 2011 sob o CAAE: 0102.0.133.000-11 e 2014 sob o CAAE: 30919314.6.0000.5182, respectivamente. RESULTADOS: O estudo mostrou maior frequência IA em 2011 e de SAN em 2014 de maneira significante estatisticamente, apontando que a IA reduziu ao longo do tempo na população e no período estudado. A maior quantidade de moradores no domicílio, a pouca idade e a baixa renda foram relacionadas com a existência de IA familiar. Foi observada uma diminuição da QV nos moradores de domicílios que vivenciavam a IA comparado aos que apresentavam SAN.
Interno - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Interno - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO