PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RAUL DE BRITO ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RAUL DE BRITO ANDRADE
DATA: 16/08/2022
HORA: 13:00
LOCAL: SALA DE-3
TÍTULO: AVALIAÇÃO ONLINE DE HABILIDADES NO PROCESSO DE TREINAMENTO EM ANESTESIA REGIONAL EM UM SIMULADOR DE REALIDADE VIRTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Realidade virtual; Anestesia regional; Simulação por computador; Treinamento por simulação; Modelo de avaliação
PÁGINAS: 94
RESUMO: A Educação Médica vem passando por mudanças, especialmente ao se tratar do método de treinamento dos estudantes. Tradicionalmente, o treinamento consiste em simulações com manequins, animais, cadáveres ou na prática direto no paciente sob a supervisão de um profissional experiente. Contudo, essas práticas exigem preparo sob demanda e levantam questões éticas. Além do mais, outra dificuldade reportada é a insegurança dos estudantes ao atuarem com pacientes pela primeira vez. Assim sendo, se tem buscado novas técnicas para aprimorar as habilidades clínicas dos discentes e assegurar a integridade do paciente. Os simuladores virtuais surgiram como uma alternativa para o treinamento em Saúde, pois possibilitam ao usuário interações com o ambiente virtual semelhante à interação com o mundo real, diminuindo assim os custos e riscos do treinamento tradicional, bem como proporcionam mais oportunidades de treinamento aos estudantes e avaliação em tempo real de suas habilidades. Este estudo defende a tese de que é possível avaliar as habilidades cognitivas e psicomotoras do usuário na realização da técnica de anestesia raquidiana em ambientes de Realidade Virtual. Aproveitando os benefícios dos simuladores virtuais, o objetivo deste estudo é propor uma alternativa, complementar ao treinamento tradicional, para avaliação online da aquisição de habilidades em anestesia regional, a partir do uso integrado de simulação em Realidade Virtual. Para isso, é proposta a elaboração de um simulador de Realidade Virtual para auxiliar na avaliação das habilidades dos estudantes de anestesiologia. É proposto também um modelo de processo de software que considera as especificidades do design de simuladores dessa natureza. Até então foram realizados estudos com o intuito de compreender como a educação em Saúde utiliza simulações virtuais para treinamento, com foco na avaliação das habilidades do usuário, e em como a avaliação educacional e de qualidade de software podem impactar na confiabilidade dessas aplicações. Observou-se que que poucos simuladores fornecem feedback online e pertinente sobre o desempenho do usuário ou não englobam a prática de habilidades psicomotoras. Observou-se também que a participação de especialistas nesses projetos não segue padrões quanto à seleção e frequência com que eles colaboram. Nota-se que essa participação pode colaborar significativamente com o detalhamento das informações e com a abordagem educativa do simulador virtual. Também foram extraídas as métricas para avaliação das habilidades do usuário por meio de consultas à literatura médica e de entrevista com especialistas. Para dar continuidade a este estudo, as etapas seguintes serão: (I) calibrar as propriedades hápticas do simulador para extrair métricas para as variáveis de incerteza para a avaliação; (II) refinar o modelo de avaliação a ser utilizado no simulador; (III) elaborar modelo de processo de software para simuladores de Realidade Virtual que inclui avaliação online para treinamento e discutir como pode incluir a modelagem do conhecimento do especialista para fins de avaliação do usuário; e (IV) implementar um protótipo de simulador virtual.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1803504 - LEANDRO DE ARAUJO PERNAMBUCO
Interno - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES
Presidente - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES