PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA OLIVEIRA ISMAEL DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIANCA OLIVEIRA ISMAEL DA COSTA
DATA: 22/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV)
TÍTULO: PROPOSTA DE UM SIMULADOR DE TREINAMENTO PARA ANÁLISE DE PARÂMETROS DA VIDEOENDOSCOPIA DA DEGLUTIÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Deglutição; Simulação; Treinamento; Educação; Ensino.
PÁGINAS: 71
RESUMO: A videoendoscopia da deglutição (VED) é um exame instrumental que permite a análise de parâmetros relacionados a eventos que ocorrem durante a deglutição. O treinamento para analisar estes parâmetros perceptivo-visuais aumenta a confiabilidade da análise das medidas e é recomendado na literatura. O uso de simuladores pode contribuir no treinamento profissional, possibilitando a avaliação automática do desempenho do participante, por meio de situações que replicam experiências reais do contexto clínico, o que pode resultar em uma melhor qualidade da análise dos parâmetros da deglutição. O argumento desta tese é de que é possível proporcionar e aferir o treinamento para a análise de parâmetros da VED através da simulação computacional. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo propor e desenvolver um simulador computacional de treinamento perceptivo-visual capaz de aferir a competência do usuário em realizar a análise de parâmetros da VED. Para tanto, serão identificados os requisitos necessários para tal treinamento, os quais serão utilizados para propor e implementar um modelo de decisão para avaliar a habilidade perceptivo-visual do usuário. Para isto, serão utilizadas informações revisadas na literatura buscando compreender como o treinamento tradicional é realizado e identificar aspectos importantes para a elaboração de um treinamento. A lógica fuzzy será o modelo de decisão utilizado para a tratar as variáveis resíduos faríngeos e penetração/aspiração, que consideram um conjunto de conceitos subjetivos, após classificação por especialistas. O sistema desenvolvido considerará duas fases para a avaliação: fase de nivelamento e fase de prática. As medidas de confiabilidade intra e interavaliadores (usuário-especialistas) e acurácia serão utilizadas para mensurar o desempenho do usuário no simulador de treinamento.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1803504 - LEANDRO DE ARAUJO PERNAMBUCO
Interno - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES
Interno - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Externo à Instituição - LUCIA FIGUEIREDO MOURÃO
Interno - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES