PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: DYEGO ANDERSON ALVES DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DYEGO ANDERSON ALVES DE FARIAS
DATA: 08/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE-2
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS DIMENSÕES ENFOQUE NA FAMÍLIA E ORIENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE NA PERSPECTIVA DE USUÁRIOS/AS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E PROFISSIONAIS DA SAÚDE: ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão Arterial Sistêmica; COVID-19; Atenção Primária a Saúde; Estratégia Saúde da Família; Avaliação de Serviços de Saúde.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O cuidado às pessoas com hipertensão arterial é uma prioridade na Atenção Primária à Saúde (APS) e o Primary Care Assessment Tool (PCATool) é um instrumento de avaliação da satisfação dos/as usuários/as e profissionais de saúde que serve como um importante medidor de qualidade dos serviços ofertados na APS. Esse estudo teve como objetivo avaliar as dimensões do PCATool “Enfoque na Família” e “Orientação para a Comunidade” na atenção à hipertensão arterial na perspectiva dos/as usuários/as e dos profissionais da APS, antes e durante a pandemia da COVID-19 no município de João Pessoa/PB. Trata-se de um estudo transversal com dados referentes aos anos de 2010, 2021 e 2022. O instrumento PCATool (versão em português) para os profissionais foi validado estatisticamente através da análise multivariada. Ademais, foi aplicado um instrumento para captar informações relativas à rede de apoio social da pessoa com hipertensão arterial durante a pandemia da COVID-19. Nas modelagens e testes estatísticos realizados foram construídos índices compostos para avaliar os itens das duas dimensões. Para detectar se houve evidência estatística de diferenças significativas nas respostas dos/as usuários/os e profissionais nos dois anos foram utilizados os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Houve divergência entre a visão dos atores (usuários/as e profissionais). De maneira geral, essa divergência abre espaço para discussão sobre a real situação da APS no que diz respeito ao serviço prestado e captado pelas dimensões propostas. Independente do ano avaliado, os índices compostos para as duas dimensões foram classificados como insatisfatórios para os/as usuários/as. Por sua vez, observou-se uma redução na magnitude dos escores dos profissionais durante a pandemia, porém os mesmos mantiveram uma avaliação positiva. Encontrou-se uma rede de apoio de usuários/as com hipertensão arterial centrada na figura da família e pouco com a da comunidade. Houve sinalização de que a pandemia dificultou o manejo da pressão arterial e contribuiu para piorar a percepção dos/as usuários/as quanto à oferta de serviços avaliados nas dimensões estudadas, cujas percepções podem ser reflexo de uma situação mais genérica observada em outros municípios dentro da atuação dos serviços da APS no Brasil. Espera-se que os resultados encontrados forneçam subsídios para a tomada de decisões no contexto das equipes de saúde na APS e direcionem ações em saúde com foco na família e comunidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JAIRO DOMINGOS DE MORAIS
Interno - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE
Interno - 1366694 - JULIANA SAMPAIO
Interno - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO
Externo ao Programa - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ
Presidente - 2031362 - NEIR ANTUNES PAES