PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: DAIANE DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANE DE QUEIROZ
DATA: 31/08/2023
LOCAL: SALA DE-2
TÍTULO: MORTALIDADE, SOBREVIDA E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES PORTADORAS DE NEOPLASIA MALIGNA DE MAMA
PALAVRAS-CHAVES: Neoplasia de mama; análise de sobrevida; mortalidade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Introdução: O câncer de mama é um dos principais problemas de saúde pública em diversas regiões do mundo. É o de maior incidência e prevalência para os países desenvolvidos e subdesenvolvidos sendo considerado uma barreira para o aumento da expectativa de vida mundial. Objetivo: Avaliar o comportamento da mortalidade, sobrevida e fatores associados em mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Método: Para atingir os diferentes objetivos o trabalho foi estruturado em diversos cenários: 1) Para a análise das séries temporais e da tendência temporal da mortalidade por câncer de mama no Brasil foi utilizado os dados de 2009 até 2019, considerando os estratos de renda dos municípios e faixas etárias; 2) Para as comparações nacionais sobre a influência de fatores socioeconômicos demográficos e de saúde para a câncer de mama foram observados os registros de 2009, 2014 e 2019, utilizando o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) como fonte para os dados da mortalidade dos estados do Brasil e fatores socioeconômicos e de saúde associados; 3) Para a análise sobre sobrevida foi feito um estudo de revisão e avaliado os dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) de hospitais do Estado da Paraíba considerando os casos a partir de 2010 do RHC sendo o desfecho do seguimento o óbito da paciente avaliado pelo SIM. 4) A partir dos dados do RHC foi avaliado os fatores relacionados ao câncer de mama em estágio avançado. A pesquisa foi aprovada pelo comitês de ética em pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande - HUAC/UFCG. Resultados: A população classificada no estrato de alta renda no Brasil possui uma maior taxa de mortalidade, porém o maior crescimento da taxa de mortalidade foi para as mulheres no estrato de baixa renda. Quando consideramos a estratificação da renda por Estados, observamos padrões de similaridades por grupos específicos. Considerando a influência de fatores socioeconômicos demográficos e de saúde para o câncer de mama observamos associação positiva nas variáveis salário médio, equipe de saúde/ 10000 habitantes. A associação inversa foi encontrada entre a % de mulheres de 50 a 69 anos com plano de saúde e o índice Gini. A sistematização dos estudos da pesquisa bibliográfica destaca: i) em relação ao local de realização da pesquisa houve uma predominância do eixo Sul-Sudeste; ii) o método de escolha para avaliação da sobrevida foi o Kaplan-Meier e para avaliação das diferenças entre as sobrevidas dos grupos analisados o teste log rank; iii) resultados da sobrevida apresentaram um padrão divergente, dependendo dos grupos analisados e do tempo avaliado; iv) poucos estudos avaliaram, especificamente, a associação entre condições de vida e sobrevida por câncer de mama; v) um dos principais fatores clínicos relacionados à sobrevida por câncer de mama foi o estadiamento do tumor. Considerando os dados do RHC dos hospitais da Paraíba foram analisadas 6121 mulheres cadastradas no RHC a partir do ano de 2010. As variáveis que apresentaram diferenças nas curvas de Kaplan-Meier foram a idade, instrução, estado conjugal, origem do encaminhamento, estadiamanto clínico, a realização de tratamento de radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e a macrorregião de residência. Na análise multivariada, a idade, grau de instrução, estado conjugal, estadiamento clínico, cirurgia como primeiro tratamento recebido no hospital, radioterapia como primeiro tratamento recebido no hospital, quimioterapia como primeiro tratamento recebido no hospital, hormonioterapia como primeiro tratamento recebido no hospital, outro tipo de tratamento recebido no hospital e macrorregião de saúde onde residiam apresentaram como importantes fatores prognósticos independentes. Considerando a análise sobre o estadiamento clínico das mulheres cadastradas no RHC observamos um prevalência do diagnóstico avançado do câncer de mama observada em 43,24% (IC95%: 41,62 – 44,87). Para o modelo de regressão de Poisson as variáveis preditoras para o estadiamento avançado foram a idade, histórico familiar de câncer de mama, origem do encaminhamento, mulheres encaminhadas sem diagnóstico e sem tratamento e mulheres com tipo histológico carcinoma ductal infiltrante. Conclusão: As mudanças da sociedade ao longo do espaço e tempo influenciam nos padrões de mortalidade e sobrevida por câncer de mama ocasionando a necessidade de avaliações em indicadores epidemiológicos regionalizados e em seus fatores relacionados, sendo essencial para avaliação das estratégias de rastreamento desse problema.
Presidente - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ