PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: MALU MICILLY PORFIRIO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MALU MICILLY PORFIRIO SANTOS
DATA: 20/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/zwo-oumt-oth
TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS ÀS DIFICULDADES ALIMENTARES EM ESCOLARES ENTRE SEIS MESES A SEIS ANOS DE IDADE
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da criança; nutrição da criança; fenômenos fisiológicos da nutrição infantil; transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos; criança.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Introdução: A alimentação infantil é um processo amplo, complexo e de construção evolutiva, que inicia após o nascimento, com o leite, passando para outros alimentos, a partir da introdução complementar. É nessa fase de introdução de novos alimentos, sabores e texturas, que existe a possibilidade do surgimento de dificuldades alimentares. Entende-se como dificuldade alimentar infantil, problemas de alimentação de natureza biopsicossocial, em que tanto os fatores fisiológicos quanto psicossociais contribuem para o seu início e manutenção. Objetivo: Identificar a prevalência das dificuldades alimentares em escolares entre 6 meses a 6 anos de idade, bem como investigar se existe associação entre a prevalência de tais dificuldades e os aspectos clínicos e sociodemográficos. Método: Estudo primário de caráter observacional, com delineamento transversal prospectivo, do tipo prevalência; pertencente a um único centro de pesquisa e com análise descritiva. O público-alvo foram escolares entre 6 meses até 6 anos de idade, regularmente matriculados, em instituições de ensino do município de Itaporanga, Paraíba, Brasil. Para a seleção dos participantes foi realizado uma amostragem aleatória estratificada, do tipo alocação proporcional ao tamanho dos estratos, resultando em uma amostra final de 349 crianças. A identificação das dificuldades alimentares e das características clínicas e sociodemográficas infantis foram obtidas por meio de dois instrumentos: Escala Brasileira de Alimentação Infantil (validada e traduzida para o português do Brasil) e instrumento de coleta de informações pessoais (elaborada pelos próprios autores), ambos tendo como respondentes os pais/responsáveis. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa em seres humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, sob o número do CAAE: 67834623.3.0000.5188. Os dados foram analisados por meio do software R®. A análise descritiva dos dados quantitativos foi realizada por meio do cálculo de frequência, média, mediana e desvio padrão. A análise da associação dos fatores clínicos e sociodemográficos, com as dificuldades alimentares infantis, foi feita por meio dos seguintes testes de hipótese, segundo as características das variáveis: Teste Exato de Fisher e Teste qui-quadrado. A medida de associação utilizada foi à razão de prevalência, convertida a partir da razão de chances (oddis ratio). As variáveis que apresentaram nível de significância de 5% nos testes de hipóteses (p-valor <0,05) foram inseridas no modelo de regressão logística múltipla, seguindo o método de seleção de variáveis stepwise. As métricas utilizadas para avaliar o ajuste do modelo de regressão foram: acurácia, sensibilidade, especificidade e área sob a curva ROC (Receiver Operator Characteristic Curve). Para avaliar o ajuste do modelo logístico, foi utilizado o teste de Hosmer and Lemeshow. A técnica weight of evidence juntamente com o information value, foi aplicada aos dados para avaliar a contribuição das variáveis secundárias no desfecho binário da variável principal. Resultados: Da amostra total do estudo (n=349), 70% não apresentaram dificuldade alimentar infantil, enquanto que 30% demonstraram ter algum nível de dificuldade. Ambos os métodos, modelo de regressão logística múltipla e técnica de weight of evidence (com information value), revelaram em suas análises, a identificação dos mesmos fatores associados às dificuldades alimentares infantis, a saber: prática da pré-mastigação pelos pais/cuidadores; insistência na alimentação da criança, mesmo quando demonstrado saciedade; e escolaridade da mãe (sem instrução).
Interno - 1147621 - ANA HERMINIA ANDRADE E SILVA
Externo à Instituição - ANTONIO EDUARDO MONTEIRO DE ALMEIDA