PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: REBECA ROCHA CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBECA ROCHA CARNEIRO
DATA: 28/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/kbh-ejiq-sgi
TÍTULO: Qualidade de vida e saúde mental de populações com risco elevado para infecção pelo HIV em tempos de pandemia da covid-19
PALAVRAS-CHAVES: Covid-19; Qualidade de vida; Saúde mental; Vulnerabilidade; HIV.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Os desafios postos para saúde pública em detrimento da pandemia de covid-19 foram agravados pelas desigualdades estruturais e iniquidades entre populações, afetando principalmente a qualidade de vida (QV) e saúde mental de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e saúde mental de populações em situação de vulnerabilidade e risco elevado para infecção pelo HIV em tempos de pandemia da covid-19. Método: Estudo transversal, analítico, quantitativo, realizado em um hospital localizado em João Pessoa-PB, no período de julho de 2022 a maio de 2023. A população foi composta por indivíduos com risco elevado para infecção para o HIV. Para a coleta dos dados, utilizou-se os instrumentos: de caracterização sociodemográfico e de riscos associados à infecção pelo HIV; de investigação dos efeitos da pandemia covid-19; de avaliação de QV - WHOQOL-bref e a Escada de Depressão, Ansiedade e Estresse - DASS-21. Os resultados foram analisados mediante a estatística descritiva, inferencial e o desenvolvimento de um Modelo de Regressão Logística Binária para tomada de decisão que melhor explica o desfecho da QV. Resultados: Dos 268 casos investigados, 132 faz parte do grupo em uso da profilaxia pré-exposição- G-PrEP e 136 do grupo que não fazia uso da profilaxia- G-Não-PrEP, onde deste último, 66,91% não são acompanhados em nenhum serviço de saúde e 37,50% não faz uso da PrEP por desconhecer o método. Dentre os participantes, observou-se predomínio do sexo masculino, faixa etária entre 30 e 34 anos, autodeclarados de cor branca e parda, solteiros, de categoria profissional formal/assalariado e renda familiar entre um e três salários mínimos. No G-PrEP predominou ter ensino superior, enquanto que no G-Não-PrEP foi ensino médio incompleto. Quanto aos riscos associados ao HIV, nos dois grupos a maioria refere ser homens, com orientação sexual prevalecendo no G-PrEP, homossexual, e no G-Não-PrEP, heterossexual. No G-PrEP a maioria refere ter parceiro soropositivo para HIV e no G-Não-PrEP, informam ser gay ou ser homem que faz sexo com homens. Em ambos os grupos houve prevalência da sífilis e de sintomas de corrimento vaginal /uretral ou anal. A maioria do G-PrEP afirma ter tido quatro ou mais parceiros e G-Não-PrEP afirma ter apenas um parceiro. Ambos os grupos, em sua maioria informou não usar preservativo nos últimos 3 meses, e fazer uso de drogas ilícitas. Para os que fazem uso da PrEP a maioria afirma não ter interrompido o tratamento nos últimos 30 dias. Na análise do WHOQOL-bref, o escore total da qualidade de vida, obteve mediana igual a 72,10 para o G-PrEP e 55,00 para o G-Não-PrEP. O domínio de QV mais afetado foi o psicológico para o G-PrEP e o meio ambiente para o G-Não-PrEP. Na avaliação da saúde mental, pela escala DASS-2, houve melhores escores medianos na subescla de ansiedade; no G-Não-PrEP, quanto mais intensos foram os sintomas, piores condições na saúde mental apresentaram em comparação ao G-PrEP. Houve correlação moderada entre todos os domínios de QV e os aspectos estudados da saúde mental. O modelo de regressão logística identificou impacto negativo na QV daqueles que fazem uso de drogas injetáveis ou não, do não uso de preservativo nas relações sexuais, apresentar sentimentos negativos ou ansiedade sobre o futuro decorrente da covid-19, elevado nível de estresse, depressão e uso de medicação para ansiedade, depressão ou estresse. Considerações finais: Os achados deste estudo mostraram que um cenário de pandemia afeta significativamente a QV e a saúde mental de pessoas em situação de vulnerabilidade e com risco para infecção pelo HIV, propiciando aos gestores evidencias que favorecem a elaboração e implementação de programas psicossociais que abordem as necessidades específicas e os desafios enfrentados por grupo de pessoas vulneráveis, enxergando esta população em toda sua completude.
Interno - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 1405245 - EVERLANE SUANE DE ARAÚJO DA SILVA