PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSÉ LUCAS SILVA SIQUEIRA

DISCENTE: JOSÉ LUCAS SILVA SIQUEIRA
DATA: 21/02/2019
LOCAL: Sala 07 do PPGA
TÍTULO: ACOMODAÇÕES COLABORATIVAS: Análise dos fatores relevantes na predisposição à reutilização do serviço via Airbnb.
PALAVRAS-CHAVES: Acomodações colaborativas. Consumo colaborativo. Reutilização de serviços.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este trabalho teve o objetivo de compreender as relacoes entre os determinantes do compartilhamento de acomodacao e a predisposicao a reutilizacao desse servico via Airbnb. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva realizada por meio de um levantamento do tipo survey. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionario estruturado composto por escalas de concordancia, do tipo likert, que passaram por processo de validacao. Os dados do estudo passaram por etapa exploratoria, descritiva e, em seguida, pela analise fatorial exploratoria e pela tecnica de modelagem de equacoes estruturais para consequente teste das hipoteses propostas. Os resultados evidenciaram, atraves do modelo teorico final, que a predisposicao a reutilizacao das acomodacoes colaborativas e influenciada positivamente pelos determinantes da economia de custos, experiencia e utilidade percebida, confianca e satisfacao. Foi possivel verificar tambem que o construto da satisfacao e afetado positivamente pelos determinantes da economia de custos, confianca e interacao social. No ambito academico o estudo contribui com a discussao acerca do consumo colaborativo e traz constatacoes do comportamento do consumidor no cenario das acomodacoes colaborativas. Do ponto de vista pratico e social a pesquisa oferece informacoes uteis ao desenvolvimento de estrategias mercadologicas para os usuarios da rede de hospedagem compartilhada.
Interno - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE
Presidente - 1551258 - RENATA FRANCISCO BALDANZA