PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FERNANDA MARQUES DE ALMEIDA HOLANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA MARQUES DE ALMEIDA HOLANDA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de Multimídia do CCSA
TÍTULO: CAPACIDADE DINÂMICA E AMBIDESTRIA: PRINCIPAIS ELEMENTOS RELACIONADOS NA GERAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA
PALAVRAS-CHAVES: Capacidade dinâmica. Ambidestria. Vantagem competitiva
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo tem como objetivo verificar as capacidades e processos na interação entre ambidestria e capacidade dinâmica para a geração de vantagem competitiva. A capacidade dinâmica e a ambidestria organizacional são conceitos que possuem uma relação próxima, no entanto, ainda existe uma falta de compreensão sobre a relação entre esses temas. A busca por explicações de como as organizações sobrevivem em decorrência das mudanças é um debate que carece de maiores detalhes. Alguns autores enfatizam que, para se ter sucesso estratégico ambidestro em longo prazo, uma organização deve apresentar capacidade dinâmica. Como justificativa para a realização desta pesquisa, é importante destacar aspectos relacionados à relevância e aplicação prática do estudo. A relevância do trabalho se ampara na contribuição da verificação da realidade organizacional em ambientes complexos, possibilitando identificar estruturas que colaborem com um melhor desempenho das organizações, além da discussão de novas configurações de recursos que proporcionem uma fonte de vantagem diferenciada. Ao se considerar um maior número de variáveis para ser ter vantagem competitiva, alguns elementos surgem na literatura indicando uma evolução dos estudos organizacionais, como é o caso da capacidade dinâmica, que transcende os aspectos internos das organizações; e a ambidestria, que possibilita o engajamento dos recursos de forma deliberada. Este estudo apresenta características exploratória e descritiva, seguindo, assim, uma abordagem de natureza qualitativa. Para tanto, realizou-se estudo de caso em duas empresas industriais, por meio de entrevistas e observações diretas, analisadas com apoio da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os aspectos relacionados à exploração apresentam similaridade com a capacidade de detecção, e que a fase de explotação compreende características relacionadas com a capacidade de apreensão nas empresas presentes no estudo. Este fato possibilita a confirmação, de maneira empírica, da relação existente entre as dimensões detecção e apreensão com exploração e explotação. Considerar a ambidestria como um elemento da capacidade dinâmica não significa que será diretamente uma fonte de vantagem competitiva, mas irá proporcionar uma melhor configuração de recursos, proporcionado, assim, novos arranjos organizacionais e uma fonte de vantagem diferencial.
Presidente - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Interno - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO