PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: CLARA AMORIM PONTES CORREIA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARA AMORIM PONTES CORREIA LIMA
DATA: 27/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Videoconferência do CCSA
TÍTULO: UM VENTRE CHAMADO CORAÇÃO: o processo de adoção nas perspectivas do marketing macrossocial
PALAVRAS-CHAVES: marketing macrossocial, mudança social, adoção infanto-juvenil
PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo analisar alternativas para auxiliar na diminuição do desequilíbrio no sistema de adoção à luz do marketing macrossocial. Partindo do pressuposto de que o processo de adoção atual no Brasil se configura como um problema social complexo, tendo em vista que atualmente no Cadastro Nacional da Adoção constam 9.640 crianças aptas para a adoção, enquanto existem 46.186 famílias pretendentes no mesmo cadastro. Optamos por utilizar a abordagem emergente denominada marketing macrossocial para análise desse problema sistêmico. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre o marketing macrossocial e uma discussão sobre o processo de adoção no Brasil de modo a servir de base à coleta dados. A metodologia utilizada foi a sugerida por Kennedy (2017), foram realizadas entrevistas usando a técnica de história oral temática com famílias que estão no processo de adoção ou que já o finalizaram. Também foram feitas entrevistas em profundidade com os demais atores do sistema de adoção. Em paralelo, foi realizada uma observação participante junto ao Grupo de Estudos e apoio à Adoção (GEAD-JP) de forma presencial e virtual. Esses dados foram transcritos e analisados mediante análise de conteúdo. Os dados foram agrupados em duas dimensões chamadas Sistema e Visão analítica e Envolvimento e Subjetividade. Dentro dessas dimensões as informações foram divididas em nove categorias de análise. Os problemas foram classificados de acordo com seus níveis e foram propostas intervenções de marketing macrossocial visando diminuí-los ou solucioná-los.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAISSA VELOSO E SOUSA
Interno - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA