PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FERNANDA MARQUES DE ALMEIDA HOLANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA MARQUES DE ALMEIDA HOLANDA
DATA: 14/12/2020
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: CAPACIDADE DINÂMICA E AMBIDESTRIA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR TÊXTIL
PALAVRAS-CHAVES: Capacidade dinâmica. Ambidestria. Setor têxtil.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Ambientes cada vez mais dinâmicos e complexos estimulam as organizações a desenvolverem recursos estratégicos e competências internas, incorporando, assim, um conjunto de combinações de capacidades para se manterem competitivas. Desta forma, a capacidade dinâmica possibilita a configuração de diversas formas de atuação, seja por meio de um novo negócio ou ampliação de um negócio já existente, seja mediante a criação de um produto ou processo de produção. A capacidade dinâmica possui uma ligação com a área de estudos em ambidestria, por envolver atividades baseadas em processos e novos mercados, de maneira rotineira e deliberada. Ao considerar que o desenvolvimento de novas capacidades representa um processo, este estudo tem como objetivo compreender como a ambidestria contribui para a geração de elementos da capacidade dinâmica em uma organização. A relevância do trabalho se ampara na contribuição da verificação da realidade organizacional em ambientes complexos, possibilitando identificar estruturas que colaborem com um melhor desempenho das organizações, além da discussão de novas configurações de recursos que proporcionem uma fonte de vantagem diferenciada. Os procedimentos metodológicos envolveram uma abordagem qualitativa, com estudo descrito-exploratório, com método de estudo de caso único realizado em uma indústria do setor têxtil. Para tanto, utilizou-se de entrevistas em profundidade com análise de conteúdo como técnica. Os resultados apontaram para um modelo de negócio colaborativo, com grande participação dos líderes, mudanças tecnológicas e reconfiguração de ativos. Identificaram-se elementos relacionados a ambidestria e capacidade dinâmica de maneira integrada. Os aspectos relacionados a estruturas, contexto e recursos foram elementos que colaboraram para a construção de uma cultura direcionada para ambidestria e capacidade dinâmica.
Presidente - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Interno - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO