PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: GIBSON MEIRA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIBSON MEIRA OLIVEIRA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES GERENCIAIS DINÂMICAS NO PORTO DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Capacidade Gerencial Dinâmica. Aprendizagem Interorganizacional. Governança de cluster.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta pesquisa objetiva analisar como o Núcleo de Gestão do Porto Digital colabora com o desenvolvimento e a mobilização das Capacidades Gerenciais Dinâmicas (CGD). Por meio de uma RSL, constatou-se a necessidade de desenvolvimento de pesquisas empíricas que abordem conjuntamente os atributos das CGD, assim como a ausência de estudos do construto em ambientes de cluster. O estudo possibilitou caracterizar os elementos constitutivos dos atributos da CGD e quais aspectos os influenciam, além de identificar mecanismos de Aprendizagem Interorganizacional formais, relacionados aos atributos social, humano e cognitivo; e informais, não relacionados ao Capital Gerencial Humano. Evidenciou-se a importância da gestão do cluster na mobilização das CGD e na mediação das relações com empresas, governo e universidades. Por meio dos achados foi possível desenvolver um framework integrativo que revela os vínculos entre as CGD, a Aprendizagem Interorganizacional e a Governança em cluster, demonstrando como eles influenciam uns aos outros a partir de duas perspectivas: outside in e inside out. Conclui-se que o Núcleo de Gestão do Porto Digital desenvolve as CGD e elas são consolidadas por meio da Aprendizagem Interorganizacional. De igual forma, materializam-nas através das ações da governança do cluster no uso de recursos internos e externos e nas relações empresa-governo-universidade, alinhando-se ao modelo da Tríplice Hélice. As interações entre profissionais em ambiente informais, em encontros casuais e em projetos formais fortalecem o cluster e estimulam a colaboração entre empresas na busca de soluções ad hoc, apresentando-se como elementos proeminentes para a aprendizagem e a competitividade do Porto Digital.
Interno - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
Presidente - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA