PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: BRUNA LOURENA DE LIMA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA LOURENA DE LIMA DANTAS
DATA: 21/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/82099032763?pwd=Z2xEMThTSmlCV09lTVRudU5pajlYUT09
TÍTULO: ATRAVESSANDO FRONTEIRAS: VULNERABILIDADE, RELAÇÕES DE CONSUMO E BEM-ESTAR DE REFUGIADOS SOB A ÓTICA DO MACROMARKETING
PALAVRAS-CHAVES: Macromarketing. Vulnerabilidade do consumidor. Bem-estar. Refugiados.
PÁGINAS: 169
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A migração forçada e a chegada dos refugiados a diversas regiões do Brasil implica na necessidade da compreensão da questão do refúgio e ajustes sistêmicos por instituições e sociedade. Mediante esse contexto, parte-se da tese de que o bem-estar dos refugiados pode ser alcançado mediante ações de macromarketing promovidas por organizações e pela sociedade que resultem em uma integração eficaz, possibilitando o seu acesso ao consumo. Para o desenvolvimento da proposta, elaborou-se três questões norteadoras: Quais as principais vulnerabilidades e desafios enfrentados por refugiados venezuelanos em João Pessoa? Como o consumo contribui para a minimização das vulnerabilidades e promoção do bem-estar dos refugiados? Quais as atribuições das organizações e da sociedade para o acolhimento e integração dos refugiados? Sendo o objetivo geral, analisar como as ações de macromarketing promovidas por organizações e pela sociedade possibilitam o acesso ao consumo e, consequentemente, o bem-estar de refugiados venezuelanos residentes em João Pessoa Para responder às questões e ao objetivo, adotou-se a abordagem qualitativa investigando três atores, refugiados venezuelanos residentes em João Pessoa, colaboradores de ONGs e OSCs que participam da mediação no processo de integração dos refugiados e empresários que empregaram refugiados na cidade. Assim, adotou-se a técnica de história oral com os refugiados e entrevistas semiestruturadas com mediadores e empresários. Realizou-se adicionalmente, a observação não participante nas ONGs e nos encontros das instituições com o poder público para debater a causa do refúgio. Assim, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o suporte do software Atlas.ti. As categorias de resultados definidas à posteriori permitiram responder ao objetivo de pesquisa. Constatou-se que as principais vulnerabilidades dos refugiados na Venezuela são a pobreza, fome, ausência de medicamentos e perseguição política, no Brasil, somam-se a essas vulnerabilidades a dificuldade de comunicação, de conseguir documentações, a mendicância, xenofobia, assédio sexual e exploração social. Quanto ao bem-estar dos refugiados, a partir das perspectivas eudaimônica, hedônica e social, encontrou-se que por meio da integração, do acesso a habitação, alimentação e do consumo de bens de forma autônoma, os migrantes encontram satisfação com a vida, sendo que fatores como a preocupação com os familiares que ficaram na Venezuela podem ser impeditivos no alcance de bem-estar. No que diz respeito às organizações e empresas, os achados da pesquisa observaram uma atuação importante das igrejas católica e evangélica, bem como da ética cristã como elemento propulsor de acolhimento dos refugiados pelos paraibanos. Apesar da solidariedade como uma característica marcante dos nordestinos, encontrou-se a necessidade de conscientização e sensibilização da sociedade quanto aos direitos e costumes dos refugiados, assim como é necessária a expansão no acolhimento de diversos perfis de refugiados pelas ONGs. Dessa maneira acredita-se que a tese foi confirmada, pois da ordem das implicações teóricas e práticas, os resultados obtidos com esta pesquisa ajudam a compreender a vulnerabilidade de refugiados, a elucidar o conceito de bem-estar e encontrar estratégias para promovê-lo por meio da integração e do consumo, oferecendo observações para que as organizações e sociedade trabalhem sistematicamente com ações de macromarketing.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Externo à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Presidente - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU
Externo à Instituição - OLGA MARIA COUTINHO PÉPECE
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA