PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ELTON OLIVEIRA DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELTON OLIVEIRA DE MOURA
DATA: 26/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: ESCOLAS COMO ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM: A AUTOAVALIAÇÃO COMO MODULADORA DA APRENDIZAGEM DA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Escolas como Organizações de Aprendizagem. Autoavaliação. Gestão Escolar.
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Meu objetivo nesta tese foi analisar como a prática de autoavaliação atua enquanto elemento modulador da aprendizagem da escola. Meu argumento nesta tese parte de dois pressupostos: (1) a escola, enquanto uma organização, aprende a partir das suas práticas cotidianas; (2) a autoavaliação pode ser compreendida como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem das escolas. Neste estudo empírico contei com uma primeira fase exploratória, em que foram entrevistados alguns especialistas e profissionais da área de gestão educacional. No segundo momento, conduzi uma pesquisa empírica em uma escola pública da cidade de João Pessoa-PB. Operacionalizei a coleta de dados a partir de entrevistas com atores da comunidade escolar, observações remotas e documentos. Devido ao fato de ter realizado a pesquisa durante a pandemia do Covid-19, mediei o processo de coleta de dados por tecnologias digitais como videoconferências e aplicativos de mensagem. O processo de análise de dados adotou o framework proposto por Bispo (2015). Os principais resultados da minha pesquisa indicam que a aprendizagem da escola ocorre a partir de três práticas: aprendizagem pelas (auto)avaliações; aprendizagem pelo engajamento; e aprendizagem pela tradução de políticas e do contexto. Para além disso, foi possível verificar que a autoavaliação atua como elemento modulador da aprendizagem da escola ao ponto que equilibra a relação entre conceito (“o quê”) e instrumento (“como”). A noção de autoavaliação como moduladora da aprendizagem parte da ideia de que a reflexão a partir das próprias práticas permite a escola direcionar ações mais adequadas às suas necessidades específicas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALMIR MARTINS VIEIRA
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Presidente - 1900093 - MARCELO DE SOUZA BISPO
Externo ao Programa - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO