PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: BRENDA CAMILA DE SOUZA MONTEIRO

DISCENTE: BRENDA CAMILA DE SOUZA MONTEIRO
DATA: 06/10/2021
LOCAL: PPGA
TÍTULO: Teoria da cognição distribuída (TCD): Estudo sobre interações entre indivíduos, artefatos e aprendizagem colaborativa no contexto das limitações digitais dos beneficiários do Auxílio Emergencial
PALAVRAS-CHAVES: Auxílio Emergencial. Acesso. Cognição. Limitações Digitais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Estudar a cognição sob uma perspectiva que amplia o cognitivo individual corresponde às concepções da Teoria da Cognição Distribuída (TCD), em que trata os processos cognitivos como uma construção colaborativa, considerando a relevância do ambiente, do indivíduo colaborativo e das ferramentas culturais. Tendo em consideração esses aspectos, acrescentou-se nesta pesquisa a abordagem ABC da Efetividade Digital, que trata o estado desejável de resultados positivos das interações entre indivíduos, informação e tecnologia com o caso do Auxílio Emergencial, em que os cidadãos visando mitigar limitações de acesso e cognitivas recorreram aos elementos externos, a interação com os sujeitos, artefatos e sua aprendizagem para suprimir as dificuldades vivenciadas para a obtenção do benefício. Esta pesquisa possui como objetivo geral investigar os aspectos presentes nas interações entre os indivíduos, artefatos e a aprendizagem colaborativa no contexto da Teoria da Cognição Distribuída (TCD) que podem contribuir com a mitigação das limitações digitais dos beneficiários do Auxílio Emergencial. Quanto aos objetivos específicos, esta pesquisa visa: Identificar as principais dificuldades vivenciadas pelos beneficiários do Auxílio Emergencial quanto às etapas de cadastro e saque; Compreender as vantagens das interações entre indivíduos, artefatos e a aprendizagem colaborativa no processo de obtenção do benefício e Identificar as limitações digitais de acesso e cognitivas no processo de obtenção do benefício. No tocante aos aspectos metodológicos, esta pesquisa foi classificada como qualitativa, exploratoria e descritiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e em profundidade por meio da técnica snowball sampling. As entrevistas foram classificadas em dois grupos, sendo o Grupo 1 composto pelos beneficiários e o Grupo 2 pelos auxiliadores, totalizando 15 sujeitos. A análise de dados deu-se por meio da análise de conteúdo, com base em cinco dimensões: Interação entre indivíduos, Artefatos, Aprendizagem Colaborativa, Limitação de Acesso e Limitação Cognitiva. Foram estudadas seis categorias: Relação entre indivíduos, Ferramentas, Aprendizagem, Acesso e Habilidades de uso. A partir da primeira dimensão, concluiu-se que a interação entre os indivíduos evidenciou como aspecto principal a presença do indivíduo colaborativo, que foi fundamental para que os beneficiários atenuassem as dificuldades quanto às etapas de cadastro e saque. Por conseguinte, os artefatos identificados, como por exemplo, celular, computador e internet foram relevantes para a mitigação das limitações digitais de acesso e cognitivas presentes nesses beneficiários, assim como para o desencadeamento da aprendizagem. Nessa conjuntura, ocorreu um processo de aprendizagem colaborativa, mesmo que pouco aparente nos beneficiários, visto que se percebeu o interesse deles principalmente em resolver suas pendências cadastrais, de acompanhamento e saque, sem de fato ocorrer o interesse expressivo em aprender a manusear. Os resultados encontrados demonstram a concepção da cognição distribuída de modo a ponderar a importância do ambiente, do indivíduo colaborativo e das ferramentas envolvidas visando mitigar as restrições de acesso de habilidades de uso dos beneficiários do Auxílio Emergencial. Assim, os processos cognitivos demonstram-se nesta pesquisa por meio de uma construção colaborativa e social, em que o aprendizado é uma síntese de toda uma interação dos sujeitos e dos artefatos, por isto a relevância de enxergar a cognição para além do indivíduo.
Presidente - 1900093 - MARCELO DE SOUZA BISPO
Interno - 2115825 - PEDRO JACOME DE MOURA JUNIOR