PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THAÍNA ROCHA BALBINO

DISCENTE: THAÍNA ROCHA BALBINO
DATA: 14/10/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: É PRECISO UMA ALDEIA INTEIRA PARA EDUCAR UMA CRIANÇA: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL SOCIAL E ENGAJAMENTO CÍVICO NAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Capital Social; Engajamento Cívico; Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta dissertação teve por intuito discutir a respeito do Engajamento Cívico e o Capital Social de Putnam (1994) no contexto das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba na análise da interação entre gestores escolares e a comunidade. O estudo desenvolveu a aplicação de um questionário entre os gestores das Escolas Cidadãs Integrais entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Com o principal objetivo de analisar a relação do engajamento cívico e do capital social em torno das ECIs. O estudo possui uma abordagem quantitativa, com o interesse de fomentar a discussão e entendimentos sobre a necessidade da participação dos cidadãos em torno das atividades públicas que impactam diretamente na vida cotidiana das comunidades. Os dados foram analisados por meio do Software SPSS e mediante a realização de frequências, análises descritivas e análises de correlação. Após a realização da análise de dados, foi identificado que apesar do baixo engajamento cívico, em relação à participação dos grupos, os gestores respondentes apresentaram um forte potencial de desenvolvimento de capital social, que pode impulsionar as ações e atividades junto às Escolas Cidadãs Integrais. A principal contribuição deste estudo é o olhar voltado para as práticas que acontecem nas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba e como as ações podem ser impulsionadas através de mecanismos de capital social para o favorecimento de todos os mais de 77 mil estudantes vinculados à rede estadual. Como sugestão de estudos futuros, pauta-se principalmente na continuidade dos estudos pautados pela temática, no entendimento a respeito do olhar da comunidade para com o desenvolvimento do capital social por parte das Escolas.
Externo à Instituição - DÉBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
Presidente - 1900093 - MARCELO DE SOUZA BISPO