PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIANE GORETTI DE SÁ BEZERRA LEAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANE GORETTI DE SÁ BEZERRA LEAL
DATA: 26/10/2021
LOCAL: Sala Virtual (solicitar link da defesa ao aluno ou professor orientador)
TÍTULO: DE COCAL EM COCAL: A ATUAÇÃO DO BCD COCAIS PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA EM SÃO JOÃO DO ARRAIAL NO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Terceiro Setor. Bancos comunitários de desenvolvimento. Utilidade Social. Cidadania.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Os BCDs são empreendimentos econômicos solidários considerados de utilidade social por atuarem em territórios carentes que tem como meta principal promover o desenvolvimento local ao tempo em que ampliam e fortalecem a cidadania. Nesse ponto, o objetivo da pesquisa foi compreender a contribuição dos BCDs para a promoção da cidadania em São João do Arraial pela percepção de seus gestores e beneficiários. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, mediante a utilização de uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram adotadas as técnicas de levantamento documental, observação não-participante, bem como entrevistas semiestruturas que foram aplicadas a 02 gestores e 06 beneficiários do BCD Cocais. Na análise dos dados, utilizou-se a abordagem da análise de conteúdo realizada com o suporte do software ATLAS.ti para organização e codificação dos dados. Os resultados alcançados evidenciam que o BCD Cocais se configura como um empreendimento econômico solidário de efetiva utilidade social na medida em que suas ações estão voltadas para benefícios coletivos que favorecem, individual ou coletivamente, a comunidade e possibilitam o exercício de práticas de cidadania em São João do Arraial. Nesse sentido, através da matriz de associação entre as práticas de cidadania e as ações de utilidade social do BCD Cocais foi possível comprovar que diversas práticas de cidadania são exercidas a partir de diferentes ações de utilidade social. Desse modo, o estudo possibilitou a compreensão de que as ações de utilidade social do BCD Cocais nos âmbitos socioambiental, sociopolítica, sociocultural, socioeconômico e socioinstitucional junto aos beneficiários está associada ao exercício de direitos e deveres civis, políticos, sociais e ambientais que contribuem para a ampliação da cidadania em São João do Arraial. A matriz de associação proposta para analisar a relação existente entre a utilidade social dos BCDs e a promoção da cidadania pode ser considerada uma contribuição teórica da pesquisa, vindo a confirmar indícios apontados em estudos anteriores, bem como contribuindo para aprofundar os conhecimentos sobre o campo dos BCDs e a temática da cidadania. Em uma perspectiva prática, a pesquisa contribui para o aperfeiçoamento das ações de gestão dos BCDs no sentido de aperfeiçoar sua atuação dos territórios e, consequentemente, o desenvolvimento local e o fortalecimento da cidadania. Como contribuição social do estudo podemos destacar uma maior conscientização dos indivíduos sobre o exercício da cidadania no território por meio dos BCDs, o que poderá colaborar para um maior amadurecimento da comunidade com vistas ao alcance da cidadania e o fortalecimento do território.
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Presidente - 1535430 - CARLOS EDUARDO CAVALCANTE