PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LARISSA LIRA GUIMARÃES

DISCENTE: LARISSA LIRA GUIMARÃES
DATA: 28/10/2021
LOCAL: Sala Virtual (solicitar link da defesa ao aluno ou professor orientador)
TÍTULO: SUJEITOS DE DIREITOS COM PRIORIDADE ABSOLUTA? A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Instituições de Acolhimento. Criança e Adolescente. Educação Não-Formal. Gestão Pública.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As instituições de acolhimento devem ofertar os cuidados básicos de alimentação, higiene, proteção. Além desses cuidados básicos, as instituições de acolhimento devem ter como objetivo auxiliar as crianças e adolescentes a lidarem com sua história de vida, contribuindo para que eles adquiram consciência de si, fortaleçam sua identidade e construam seu lugar social. Devem ainda estimular as crianças e adolescentes a se perceberem como uma pessoa com potencial, ajudando-os a conquistarem a autoestima, autoconfiança, a autonomia e a emancipação. Para atingir esses objetivos que vão além do mero acolhimento, as instituições precisam se revestir de uma proposta educativa, que não se desenvolve exclusivamente no ambiente escolar (educação formal), podendo acontecer fora do marco do sistema oficial (educação não-formal). Partindo do pressuposto que o desenvolvimento de um espaço de educação não-formal em instituições de acolhimento necessita de uma gestão que tenha uma intencionalidade educativa e que valorize o papel de educador desempenhado pelos profissionais das instituições, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência das práticas de gestão na formação de um espaço de educação não-formal em instituições de acolhimento na cidade de João Pessoa localizada no estado da Paraíba. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, que busca a partir de dados exploratórios e descritivos, compreender os fenômenos sociais estudados por meio da interação com o campo. O estudo foi realizado na cidade de João Pessoa – PB e os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Assim, realizou-se 14 entrevistas que envolveram profissionais das instituições de acolhimento e voluntários das organizações não governamentais e projetos sociais. Após a coleta dos dados, as entrevistas foram transcritas na íntegra, a partir das gravações, e aplicada a análise com base nos dados coletados por meio das narrativas. Ao analisar os dados, foi possível observar que os profissionais das instituições reconhecem o papel educativo que desempenham na vida dos acolhidos, porém relatam que a sobrecarga de trabalho impede que eles desempenhem suas funções educativas. Parte da sobrecarga relatada pelos educadores é proveniente das diversas dificuldades enfrentadas pelas instituições de acolhimento na gestão dos recursos financeiros, dos recursos humanos e na intersetorialidade com a rede. Essas questões afetam diretamente sob os processos educacionais, fazendo com que a educação seja mais um dos direitos das crianças e adolescentes que são negligenciados pelas instituições de acolhimento. Assim, nos resultados ficou demonstrado que não existe uma intencionalidade educativa por parte da gestão e nem uma valorização do papel de educador desempenhado pelos profissionais das instituições de acolhimento. É percebido a realização de processos educacionais visando desenvolver integralmente as crianças e adolescentes. Contudo eles não são desenvolvidos pelas instituições de acolhimento que acabam por contar com a ajuda das ONG’s e projetos sociais para garantir que as crianças e adolescentes tenham uma educação integral.
Presidente - 1900093 - MARCELO DE SOUZA BISPO
Externo à Instituição - MARIA CAROLINA MARTINEZ ANDION