PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO TAVARES DE MIRANDA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO TAVARES DE MIRANDA FILHO
DATA: 03/11/2021
LOCAL: Sala Virtual (solicitar link da defesa ao aluno ou professor orientador)
TÍTULO: FORMAÇÃO E ATITUDES DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO A MÉTODOS QUANTITATIVOS: MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE EFEITOS
PALAVRAS-CHAVES: Métodos Quantitativos, Atitudes de discentes, Mensuração em Formação Quantitativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O objetivo geral desta tese foi o de desenvolver uma métrica capaz de mensurar atitudes para aferir sobre formação quantitativa nas modalidades de ensino presencial e EaD de discentes de Administração da UFPI. Esta pesquisa estrutura-se em dois estudos, ambos de natureza teórico-metodológica. O primeiro deles tem como objetivo principal desenvolver um instrumento de mensuração que chamamos de “Escala de Atitudes de Estudantes de Administração em Relação às Disciplinas de Métodos Quantitativos – Escala ATEMQ”. A escala de múltiplos itens foi finalizada com um total de 15 indicadores, sendo 4 para dificuldade percebida, 6 para entusiasmo pessoal e 5 para importância percebida. O estudo inovou ao apresentar duas opções de métrica, uma para avaliação mais detalhada e uma para avaliação mais breve. O objetivo principal do segundo estudo foi o de analisar e comparar os construtos de atitudes em relação a métodos quantitativos e a formação quantitativa nas modalidades EaD e presencial dos estudantes de Administração e Administração Pública da UFPI. Em termos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa. Os dados foram analisados por medidas descritivas e por meio de técnicas de análise da qualidade psicométrica. Os resultados evidenciaram não haver diferenças significativas entre as modalidades de ensino no que se refere às atitudes e ao desempenho geral (medido pelo índice de rendimento acadêmico), mas houve quanto às competências declaradas, observando-se, em geral, que os estudantes da modalidade presencial declaram maior domínio de competências em Matemática e Estatística.
Externo à Instituição - ALEXANDRE RABÊLO NETO
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA