PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LAURO OLIVEIRA VIANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURO OLIVEIRA VIANA
DATA: 29/11/2021
LOCAL: Sala Virtual (solicitar link da defesa ao aluno ou professor orientador)
TÍTULO: AGEÍSMO NA CARREIRA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento. Ageísmo. Produtivismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, diante da redução da taxa de natalidade e do aumento da expectativa de vida. O envelhecimento no trabalho também é tendência, inclusive na Universidade. A ampliação do número de trabalhadores envelhecentes nos mais diversos locais faz emergir a questão: Como o ageísmo se manifesta na carreira docente na Universidade Federal do Piauí? Em locais competitivos, o ageísmo se amplia, o que leva a buscar o efeito do produtivismo acadêmico sobre ageísmo. O objetivo geral é: Analisar como o ageísmo se manifesta na carreira docente na Universidade Federal do Piauí. Para alcançar os objetivos foi feita análise de conteúdo sobre legislação relacionada à carreira docente, e sobre entrevistas com docentes, de diferentes faixas etárias, da Universidade Federal do Piauí. Na fase quantitativa do trabalho foi realizada Analise Fatorial Exploratória e regressão linear múltipla com base na Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional – EACO. Há predomínio do ageísmo negativo em relação ao ageísmo positivo na Instituição, principalmente em docentes com menor faixa etária. O ageísmo positivo é mais presente em docentes com maior faixa etária. Docentes vinculados a Programas de Pós-graduação possuem maior sensibilidade aos fatores positivos e negativos do ageísmo. O ageísmo existe ligado à produtividade acadêmica, mas em setores mais competitivos os conflitos intergeracionais são substituídos por conflitos de outra natureza.
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Presidente - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO