PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DIEGO TORQUATO UBALDINE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO TORQUATO UBALDINE
DATA: 22/02/2022
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: ASPIRAÇÕES ADAPTATIVAS: MODELO RELACIONAL DE FEEDBACK DE DESEMPENHO, NÍVEL DE ASPIRAÇÃO E POSTURA DE RISCO
PALAVRAS-CHAVES: Estratégia comportamental, aspirações adaptativas, percepção do feedback de desempenho, comportamento de busca de feedback, nível de aspiração, postura de risco, (...).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O objetivo central desta pesquisa é identificar a forma pela qual a inclinação cognitiva particular dos gestores orientados ao desempenho influencia nas suas percepções sobre desempenho e, consequentemente, nos seus níveis de aspiração e posturas de risco. Para se atingir esse fim, visou-se construir escalas para mensurar os construtos percepção do feedback de desempenho, nível de aspiração e postura de risco; examinar relações entre percepção do feedback de desempenho e nível de aspiração, bem como entre percepção do feedback de desempenho e postura de risco; e propor e validar um modelo estrutural teórico que relaciona esses construtos latentes. Por meio da revisão da literatura, hipóteses foram formuladas e seus relacionamentos ilustrados por meio do modelo estrutural teórico proposto. A pesquisa utilizou o método survey com recorte transversal. A coleta dos dados envolveu a aplicação de um questionário respondido por líderes de alto escalão de organizações do setor alimentício. O contato com os respondentes foi feito via rede social de negócios, o LinkedIn. Os indicadores que compõem o instrumento de coleta de dados foram validados qualitativamente, por meio dos procedimentos de validação de face e conteúdo, e quantitativamente, mediante análise exploratória preliminar, análise de correlação, análise fatorial exploratória, análise de confiabilidade e, por fim, uma validação convergente. A análise dos dados, por sua vez, foi realizada por meio de técnicas clássicas de estatística descritiva e preditiva, bem como por meio de técnicas modernas de aprendizagem de máquina. Os resultados apontam para uma notória diferenciação na forma pela qual os gestores orientados à comprovação de desempenho ajustam seus níveis de aspiração e posturas de risco quando comparados com aqueles que não possuem essa orientação, revelando, assim, um comportamento decisório condicionado, e lançando nova luz sobre os determinantes dos níveis de aspiração e posturas de risco. Isso porque aqueles com essa inclinação cognitiva particular buscam provar suas competências, enviesando suas percepções sobre o desempenho alcançado e, consequentemente, sendo mais incisivos no ajuste para cima de seus níveis de aspiração e menos incisivos na tomada de risco do que aqueles que não possuem esse traço marcante. Evidências apontam ainda para um relacionamento não linear entre as variáveis envolvidas na pesquisa, o que difere do corpo teórico vigente e revela a necessidade de utilização de métodos mais robustos em pesquisas dessa natureza. Sob a perspectiva da prática, considera-se que o conhecimento dos tomadores de decisão acerca de seus próprios vieses cognitivos e de como esses fatores influenciam suas decisões constitui a possibilidade de desvencilhamento de escolhas viciadas, o que configura um passo no caminho da melhoria das decisões estratégicas.
Presidente - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
Interno - 1848107 - CASSIO DA NOBREGA BESARRIA