PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: POLYANNA TORRES PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANNA TORRES PINHEIRO
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: UNDER PRESSURE: OS AFETOS E AS EMOÇÕES NAS PRÁTICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: práticas sociais; afetos; emoções; pós-graduação
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Um intenso e mediatizado debate a respeito da saúde mental dos estudantes de pós-graduação tem acontecido sob uma perspectiva científica, apontando para uma possível crise de saúde mental nesse espaço. Grande parte dos estudos em evidência tratam dos aspectos do ambiente pós-graduação sob a ótica do número de diagnósticos e prevalências de transtornos como ansiedade e depressão entre grupos de discentes, demonstrando uma lacuna sobre os aspectos sociais dessa formação educacional. Nos estudos da área de Administração, e até na própria academia, os afetos e emoções nas práticas pós-graduação raramente são discutidos abertamente, sobretudo porque noções de objetividade e racionalidade se sobrepõem à importância dos aspectos emocionais como parte da experiência educacional na pós-graduação. O objetivo geral desta tese foi compreender como os afetos e as emoções se constroem nas práticas da pós-graduação em Administração. Para isso, foram realizadas entrevistas online do tipo história oral com 32 estudantes de mestrado e doutorado das regiões nordeste, sudeste, sul e centro-oeste do Brasil no período de novembro a dezembro de 2020. O material produzido foi interpretado por meio da análise da narrativa. As práticas identificadas nas narrativas compreenderam o processo seletivo; o curso de disciplinas; o processo de publicação científica; as entregas realizadas aos programas, coordenação, professores e orientadores; e pesquisa/qualificação/defesa de dissertações e teses. As relações afetivas nessas práticas acontecem entre os discentes e professores, orientadores; produtividade; exigências de performance; demandas acadêmicas; e laços familiares. Como efeitos sociais e emocionais, foram relatados sentimentos compartilhados de incapacidade, inferioridade, insuficiência, crises de ansiedade, depressão, além das desigualdades, discriminações e preconceitos enfrentados a partir dessas relações, bem como o orgulho de fazer parte da pós-graduação, felicidade, sensação de crescimento, aprendizagem e amadurecimento tanto pessoal quanto profissional. Fizeram parte das relações afetivas relatadas nas práticas narradas pelos discentes as adaptações iniciais às práticas de pós-graduação, as pressões, expectativas e competividade desse ambiente, preconceitos regionais e outras desigualdades, sexismo, racismo, maternidade, questões pessoais e financeiras, a pandemia da COVID-19, mas também prazer, felicidade e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Esta tese explicou que as emoções não acontecem nos sujeitos de forma isolada, mas que se constroem por meio das relações afetivas estabelecidas nas práticas da pós-graduação. Isso quer dizer que os afetos construídos nas relações oriundas das práticas acadêmicas contribuem para consequências emocionais e sociais experienciadas na pós-graduação.
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - GRAZIELA DIAS ALPERSTEDT