PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO MOURA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO MOURA COSTA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: AS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS DO GESTOR ESCOLAR NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO COTIDIANO DE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Experiências emocionais. Gestão escolar. Conflitos. Mediação. Gestor escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo tem como objetivo compreender as experiências emocionais vivenciadas pelo gestor escolar na mediação de conflitos em sua atuação profissional. A definição do objetivo da tese tem como base os seguintes pressupostos: (1) os conflitos que emergem no cotidiano da gestão escolar levam o gestor a adotar a mediação como prática da sua atuação profissional; (2) o gestor vivencia experiências emocionais nos processos da gestão escolar que trazem implicações em sua atuação profissional; e (3) a gestão por mediação e as experiências emocionais do gestor auxiliam na solução dos conflitos no ambiente escolar. Para atingir o propósito do estudo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) identificar o processo de mediação de conflitos experienciados pelo gestor no cotidiano da gestão escolar; ii) caracterizar as experiências emocionais (desencadeadas por situações de conflitos intra e extramuros escolares) vivenciadas na atuação do gestor; iii) identificar as implicações das experiências emocionais na atuação do gestor na gestão por mediação e na solução de conflitos em espaços escolares. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com postura ontológica interpretativista, ancorada na contribuição epistemológica da perspectiva do construcionismo social das emoções e na perspectiva sociológica da construção social da realidade. O campo organizacional enfocado foram 11 escolas públicas municipais e estaduais, localizadas na cidade de Teresina – PI, selecionadas mediante critério de qualidade dos índices oficiais de sucesso e permanência escolar considerados no lapso temporal de nove anos, onde se destaca a atuação da gestão. O material empírico analisado resultou de entrevistas qualitativas em profundidade, feitas com os 11 gestores das escolas selecionadas. A análise baseou-se nas narrativas transcritas, sob a técnica da análise de conteúdo. A análise dos resultados possibilitou a identificação de fatores que podem facilitar e/ou dificultar a gestão, ligados à carga emocional inerente ao âmbito das instituições educacionais. Os principais achados do estudo mostram a relação entre a liderança engajada do gestor nos processos de condução da parceria com os outros membros da equipe gestora, do grupo docente, das famílias e na relação com a comunidade do entorno e com o Poder Público, com os quais a escola mantém relações. Revelam também a mediação intuitiva exercida pelos gestores à margem da formação e dos treinamentos por eles recebidos, como resultado dos processos de consciência/percepção, regulação, criatividade e ativação emocional. Do ponto de vista teórico, o estudo possibilita novas incursões, elegendo outros níveis educacionais, outros membros da equipe gestora, bem como o corpo docente. Vista pelo ângulo prático, a contribuição do estudo refere-se à inclusão de novos elementos nos cursos já propostos pelas respectivas Secretarias de Educação, com o intuito de levar aos gestores à compreensão de como as emoções podem auxiliar nos processos de gestão. Em síntese, o estudo revelou a capacidade reflexiva das emoções em situações de conflito e que exigem a mediação do gestor, como possibilidade de geração de conhecimento e, em consequência, de criação de repertórios utilizáveis em outros contextos, o que possibilita o amadurecimento do profissional, expressando-se na elaboração de estratégias gerenciais e na tomada de decisões.
Externo ao Programa - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO