PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LEANDRO ARAUJO WICKBOLDT

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO ARAUJO WICKBOLDT
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: FORÇAS DETERMINANTES DA ANOMALIA DE VALOR EM MERCADOS EMERGENTES
PALAVRAS-CHAVES: Anomalia de valor; Mispricing; Sentimento do investidor e incerteza.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Em precificação de ativos, o interesse atemporal de acadêmicos e do mercado é: será possível prever o retorno de ativos? Em especial, a anomalia de valor, implica no retorno positivo diferencial entre firmas com alto valor book-to-market (value) e baixo valor book-to-market (growth) neste atributo de precificação. Evidencia-se (FF, 2020; JAFFE et al., 2019) que a anomalia de valor tem apresentado baixo desempenho. Infere-se que mispricing, sentimento do investidor e incerteza possam estar causando esse comportamento inesperado, em especial em países emergentes (FAMA; FRENCH, 2017; MACHADO; SILVA; FAFF, 2017). Assim, o objetivo dessa tese é analisar a anomalia de valor em função de mispricing, sentimento do investidor e incerteza em países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile e México). Em geral, esse escopo se justifica pela relevância em se conhecer como e em que condições a anomalia de valor é eficaz, em virtude de sua importância na precificação de ativos (HARVEY; LIU; ZHU, 2016). A tese desdobra-se em: a) analisar melhoria da precificação por meio da inclusão de dois novos atributos para a anomalia de valor: bm em excesso (FAMA; FRENCH, 2020) e expectativa de crescimento (HOU et al., 2020); b) analisar a relação com mispricing e risco nos elementos desmembrados da anomalia de valor (GOLUBOV; KONSTANTINIDI, 2019) e; c) investigar os efeitos de sentimento do investidor agregado e da incerteza, sobre a anomalia de valor. Os resultados sugerem que a anomalia de valor convencional apresenta mispricing na maioria dos países estudados, com exceção do Brasil. Constatou-se que, a partir dos atributos de valor inseridos (bme e EG), alcançou-se melhoria na precificação dos países. Assim, esses atributos, estimados a partir dos fundamentos das firmas, foram capazes melhorar a qualidade do ajuste dos modelos de cinco fatores, nos quais se substitui HML convencional, evidenciando que o bm convencional pode estar distorcido pelos efeitos do mispricing. O mispricing, que caracteriza essa distorção do bm, foi evidenciado em seu desmembramento, uma vez que tem relação com liquidez. E, com relação as condições ambientais (sentimento e incerteza), os efeitos esperados do sentimento de mercado sobre a anomalia de valor não se verificam amplamente em todos os seus tipos, mas a incerteza sim, negativamente, o que mostra que, possivelmente, os agentes que predominam nesses ambientes, são bem informados e racionais. Ademais, o sentimento influencia e existe overvalued maior do market-to-book em ambientes com melhores condições macroeconômicas. Assim, conclui-se que a anomalia de valor (HML) é uma estratégia de investimento eficaz quando há menos propensão a irracionalidade nos mercados e que há evidências de racionalidade na avaliação dos ativos, nos países estudados.
Externo à Instituição - ADRIANO LEAL BRUNI
Interno - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO