PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JANAYNA SOUTO LEAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAYNA SOUTO LEAL
DATA: 25/10/2022
LOCAL: Mini-auditório II do bloco da pós-graduação do CCSA
TÍTULO: A EDUCAÇÃO EM MARKETING NO BRASIL: UM OLHAR INCURSIVO SOB A LENTE DA RACIONALIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: educação em marketing; racionalização; percurso histórico; Brasil.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese tem como propósito analisar o percurso da educação em marketing no Brasil, desde a sua chegada, em 1954, até a contemporaneidade, à luz da racionalização. Essa incursão cronológica dos fatos acerca do fenômeno investigado nos serviu de modo a construir uma base argumentativa (e de compreensão) a fim de responder à seguinte questão norteadora: considerando as disposições paradigmáticas, metodológicas e profissionais passadas e atuais, como deve se configurar o futuro da educação em marketing no Brasil? Com base nesse princípio, elaboramos três objetivos de pesquisa que foram distribuídos e estruturados nos cinco capítulos deste trabalho – introdução, estudos e as considerações finais. No primeiro estudo, apresentamos o processo de formação do ensino superior em Administração no Século XX, iluminado pela categoria teórica da racionalização, com inspiração historiográfica e análise da literatura vigente. Identificamos nos caminhos percorridos uma racionalidade administrativa fundamentada na busca pela eficiência do pensamento gerencial esmiuçadas sob à ótica da profissionalização do administrador e a padronização dos processos, principalmente a contar da importação do modelo estadunidense. No segundo estudo, o foco passa a ser especificamente o campo formativo de marketing. Nele, descrevemos a formação constitutiva da disciplina no Brasil e a sua ascensão no intervalo de 1954 a 2000, tomando como base o pensamento racional em que, por meio da análise documental e entrevistas em profundidade com seis acadêmicos brasileiros com atuação no período pesquisado, observamos que a trajetória do desenvolvimento da educação em marketing no país ganhou contornos relevantes, assumindo um papel de destaque enquanto área de especialização do curso de Administração, ao imprimir uma condução racional nos processos decisórios alusivos ao seu desenvolvimento. Esse esforço analítico nos permitiu adentrar no Século XXI, mais precisamente no estudo três, em que examinamos o percurso da formação acadêmica no campo da Administração e marketing no Brasil, no referido século, mediante categorias racionais. Com o levantamento de fontes secundárias e a análise da literatura, evidenciamos um direcionamento mimético no utilização de uma ‘avaliação-quantificada’, assim como um comportamento padrão na distribuição das grades curriculares no país, refletindo em uma linha racional de maior obtenção em eficiência e produtividade nos movimentos orientados à educação em Administração e marketing. Logo, como consequência das ações empreendidas nesta tese, consideramos que o conhecimento ensinado e as práticas acadêmicas (traduzidos em ementas, obras, professores e expoentes da área) ainda permanecem fiéis e perfilados ao isomorfismo mimético. Contudo, ao pensarmos no futuro da área de marketing, a invasão de uma miríade tecnológica digital, alinhada ao conceito de marketing analytics, trazem as oportunidades mais inovadoras e estimulantes para esse campo educacional e, ao mesmo tempo, oferecem os seus desafios mais centrais.
Presidente - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Externo à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO