PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ACHILÉM ESTEVAM DA SILVA

DISCENTE: ACHILÉM ESTEVAM DA SILVA
DATA: 01/02/2023
LOCAL: Mini-auditório I do bloco da pós-graduação do CCSA
TÍTULO: MEU HUMANO VOLTARÁ? A problemática do abandono animal na perspectiva do marketing macrossocial
PALAVRAS-CHAVES: macromarketing, marketing social, marketing macrossocial, abandono de animais, mapeamento de sistemas, mudança social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo analisar a atuação dos atores do cenário de abandono de animais a partir da perspectiva de marketing macrossocial, a fim de promover a redução do abandono através de mudanças na sociedade. Segundo a World Veterinary Association (2016) há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo, e somente no Brasil, há 30 milhões de animais vivendo em situação de abandono. Para as discussões a respeito da problemática do abandono de animais domésticos optamos pela abordagem do marketing macrossocial para uma análise sistêmica da situação problema. Assim, inicialmente foi realizado um apanhado da literatura sobre a conceituação, aplicação e as principais discussões conceituando o macromarketing, marketing social e macrossocial marketing, e por fim, apresentado a problemática do abandono de animais domésticos e seus efeitos. A metodologia utilizada se configura em uma abordagem qualitativa com objetivos explicativos a fim de conectar ideias para compreensão das causas e efeitos da problemática a partir do mapeamento das interações do sistema de abandono de animais por meio da metodologia Soft System Methodology (SSM). Para tanto, a viabilização da pesquisa ocorreu por meio de entrevistas em profundidade com os principais atores do contexto analisado e da observação participante em ONG, abrigo, associação, hospital veterinário, e poder público municipal das cidades de Areia e Remígio/PB, além de protetora individual, tutores que adotaram e tutores que devolveram animais pela ONG e associação. Assim, essa pesquisa enfatizou as contradições e conflitos que contribuem para a construção da problemática e permite articular contribuições na reconstrução efetiva das atividades que conduzem à minimização dos entraves e limitações. De modo que, compreendendo que o marketing macrossocial foca nas inúmeras partes interessadas de um problema social complexo, considerando cada nível (micro, meso e macro) na resolução do problema para permitir uma mudança holística, possibilitando também um processo participativo das partes (KENNEDY, 2017), a junção da metodologia soft SSM e da abordagem de marketing macrossocial possibilitou a expressão da situação problemática a partir da representação rica do cenário pelos atores envolvidos, que procedeu à identificação de possíveis sistemas relevantes para a geração de mudanças ao nível macro por meio da aprendizagem participativa para propor uma política pública homogênea para os municípios, considerando o contexto social e econômico da região. Com isso, os principais resultados evidenciam divergências existentes entre os atores e instituições do cenário de abandono de animais das cidades de Areia e Remígio no que diz respeito à interpretação e ações diante da problemática. Diante disso, sugestões foram elencadas e se referem às alternativas de melhoria da comunicação, da limitação de recursos financeiros e de pessoal para garantir o desenvolvimento do modelo conceitual, que identifica os sistemas relevantes e as ações de programas eficientes para o planejamento de arrecadação de recursos financeiros, para castração e para delimitação e aplicação da legislação.
Externo ao Programa - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Interno - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU