PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: REBECA LIRA CAVALCANTI GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBECA LIRA CAVALCANTI GOMES
DATA: 13/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/qwd-vrgj-cao
TÍTULO: CONSUMO IMPULSIVO NA GERAÇÃO Z MOBILE: UM OLHAR RELACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Geração Z mobile; influência digital; consumo impulsivo.
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A geração Z mobile foi a primeira a nascer já inserida no universo digital e isto os afetou em diversos aspectos. Os jovens pertencentes a esta geração dedicam grande parte do seu dia ao ambiente virtual, estando sempre conectados por meio dos seus dispositivos móveis. Dentro deste universo, os jovens podem desempenhar 2 papéis: produtores e consumidores de conteúdo. Como produtores de conteúdo destacam-se os influenciadores digitais, que são figuras que têm o poder de influenciar os demais indivíduos mais do que a média. Neste contexto, este estudo buscou compreender a influência causada pelos conteúdos compartilhados pelas celebridades digitais e o tipo de compra gerado como produto desta influência, principalmente quando foca-se entre os jovens gen Z sempre inseridos e envolvidos pelo universo online. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre o uso de dispositivos móveis, o consumo de conteúdo de influenciadores digitais e o consumo impulsivo na geração Z mobile. Foi realizada a pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, através de entrevistas semi estruturadas, seguindo o roteiro de perguntas que englobam todo o tema de pesquisa. A população participante compreendeu indivíduos nascidos entre 1991 e 2010, pertencentes, portanto, à geração Z. Assim, foram entrevistados 21 adolescentes e jovens que possuem dispositivos móveis, bem como, tem perfil nas redes sociais virtuais. Considerando o contexto da pesquisa e localização dos participantes, as entrevistas foram realizadas de maneira online via chamada de vídeo, por meio da plataforma Zoom, com os sujeitos de pesquisa. Além disso, foi utilizada a técnica de amostragem snowball.. No que se refere a análise de dados, foi realizada a análise de conteúdo, tendo como base as três fases estabelecidas por Bardin. Entre os achados da pesquisa, destaca-se inicialmente, a importância dos celulares para os indivíduos da Geração Z, que revelaram preferir usar este equipamento eletrônico, em comparação a qualquer outro. Observou-se, que o uso destes móbiles tornou-se efetivamente um vício entre jovens e adolescentes, que sentem dependência do equipamento eletrônico. Ademais, salienta-se que todos os participantes elencaram as redes sociais virtuais como sendo o ambiente digital onde despendem mais tempo conectados e o conteúdo de influenciadores digitais foi colocado como o preferido, entre os participantes. Neste cenário, evidencia-se que os criadores de conteúdo passaram a trazer as publicidades para sua rotina, com o propósito de torná-las mais atraentes. Os participantes revelaram que este é, de fato, o formato de conteúdo de publicidade que mais desperta atenção e vontade de consumir. Atenta-se assim, a preocupação destacada pelos próprios usuários em relação aos criadores de conteúdo. Segundo os jovens entrevistados, está havendo um consumo sem planejamento e exacerbado, consequentes da influência digital. Entre as questões inquietantes proveniente da influência digital de criadores de conteúdo sobre os jovens e adolescentes da Geração Z, tem-se o comprometimento financeiro. A maior parte dos entrevistados afirmou já ter gastado além do que poderia. Além disso, os jovens e adolescentes também revelaram comprar mais por influência do que por necessidade. Entre os motivos para isto, tem-se o fato, destacado pelos mesmos, de serem mais suscetíveis por passarem tanto tempo conectados na internet e, portanto, receberem propagandas todo minuto. Ademais, as compras online, em sua maioria, são feitas através do celular que está sempre na palma da mão. Os jovens são levados assim, nesse cenário ideal, a realizarem compras impulsivas, movidas por um desejo momentâneo despertado pelo influenciador digital. A junção dos pontos apresentados, criou um contexto alarmante, em que tudo contribui para a realização de uma compra impulsiva na Geração Z, que tornou-se uma realidade comum, resultante de uma influência digital. Através dos resultados obtidos, se objetiva fornecer ferramentas para se desenvolverem ações que revertam este consumo por impulso em um consumo com planejamento, minimizando as consequências negativas envolvidas. Ao refletir sobre os impactos que esta pesquisa trará, é possível considerar implicações em diversos âmbitos, incluindo pautas que englobam assuntos significativos como saúde financeira, saúde mental afetando o bem-estar dos indivíduos, materialismo, vulnerabilidade, economia e etc.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Presidente - 1551258 - RENATA FRANCISCO BALDANZA
Externo à Instituição - THIAGO ASSUNCAO DE MORAES