PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MURILO GABRIEL DA COSTA SILVA

DISCENTE: MURILO GABRIEL DA COSTA SILVA
DATA: 16/02/2023
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/87052188736? pwd=bzkweG9zK1lMbWNXdys3cERnVDMvUT09
TÍTULO: A DESAPRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE: um estudo em cursos de mestrado profissional na área de Administração
PALAVRAS-CHAVES: Desaprendizagem. Prática docente. Mestrados profissionais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A prática docente envolve constantes transformações, sendo influenciada por aspectos como formação, identidade, regras e processos institucionais, participação de agentes distintos, estratégias de ensino, além de mudanças tecnológicas e sociais. Essas transformações requerem a obtenção de novos conhecimentos, rotinas, tecnologias, ferramentas, práticas, costumes, crenças e valores, bem como o abandono de alguns destes quando considerados obsoletos, o que direciona a um processo de ressignificação, ou seja, à desaprendizagem. Neste contexto, o objetivo geral da presente pesquisa é compreender as implicações do processo de desaprendizagem na prática docente em cursos de mestrado profissional (CMPs) em Administração no nordeste brasileiro. Para a consecução deste propósito, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) Caracterizar e analisar as transformações vivenciadas pelos professores em sua prática docente; (ii) Analisar o processo de desaprendizagem de docentes; e, (iii) Estabelecer vínculos entre a desaprendizagem e a prática docente. Para tal, foi adotada uma abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas com roteiro semiestruturado, realizadas com docentes de CMPs na região nordeste brasileira. A análise de dados seguiu as etapas da análise compreensiva interpretativa. Os resultados atestam que a prática docente é constituída por inúmeras transformações, desafios e dificuldades. Especificamente em cursos de mestrado profissional, tais transformações envolvem particularidades como a produção dos trabalhos tecnológicos, a formação docente, a avaliação e regulamentação pela CAPES, bem como a adequação ao caráter aplicado ao mercado de trabalho que os CMPs possuem. Ademais, os resultados apresentam a desaprendizagem como um processo fundamental para a prática docente, possuindo vínculos com a adoção de metodologias ativas, além da própria atuação em cursos profissionais. Atesta-se, portanto, que a pesquisa apresenta avanços na área do conhecimento e direciona novas pesquisas sobre a desaprendizagem, tendo em vista que se trata de um fenômeno relevante e necessário para indivíduos, grupos e organizações, com potencial colaborativo na ressignificação de conhecimentos e na atenuação da resistência em momentos de transformações, contribuindo para estudos acerca da sua relação com a prática docente, especialmente no contexto da Educação em Administração.
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA