PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: HEUDJA SANTANA VARELA RIBEIRO DE ARAUJO

DISCENTE: HEUDJA SANTANA VARELA RIBEIRO DE ARAUJO
DATA: 22/02/2023
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/87976517707
TÍTULO: PRÁTICA DOCENTE ENQUANTO ITINERÁRIO FORMATIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Itinerário Formativo Docente. Formação Docente. Programas de Pós-Graduação em Administração. Ensino em Administração.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A pós-graduação brasileira em Administração tem seu início em meados da década de 60 com o primeiro programa no Brasil. A formação visava dois aspectos que ao longo do tempo foram perdendo o equilíbrio: ensino e pesquisa. A pesquisa passou a ser o foco principal desses programas reforçados pela forma como são avaliados, o produto que mestrandos e doutorandos entregam ao final da sua formação – dissertação ou tese – pelo prestígio advindo das publicações e participações em eventos. A formação docente recai diretamente na construção de profissionais na área de administração, visto que são esses mestre e doutores quem terão a função de formar os novos administradores em universidades, institutos e faculdades. Ainda assim, o que ocorre na realidade desses programas é a oferta de uma disciplina muitas vezes de caráter eletivo e um estágio docência que ocorre de uma forma bastante individualizada a depender do orientador docente. Fora a formação ofertada pelo programa, há ações ainda bastante pontuais que incentivem essa formação e a discussão sobre esse itinerário formativo docente não gerando um impacto relevante a nível nacional. Dessa forma, o trabalho tem o intuito de investigar como é desenvolvida a formação da prática docente em programas de pós-graduação em Administração. Para isso, foram realizadas buscas na plataforma Sucupira que permitissem mapear como essa formação ocorre nos programas de pós-graduação em Administração, foram realizadas entrevistas com os discentes do PPGA/UFPB para trazer suas vivências e experiências dentro dessa formação e propor um delineamento do itinerário formativo docente para programas de pós-graduação em Administração. Os resultados mostram que mais de 72% dos programas trazem algum componente curricular voltado para formação docente, mas, em contrapartida, mais da metade (53%) dos programas não ofertam uma disciplina do eixo formativo docente mostrando como essa discussão sobre a formação docente é relevante para que os programas consigam abarcar a formação desse eixo de forma satisfatória. Em relação as vivências e experiências advindas dos entrevistados, foram geradas duas categorias (i) formação docente e (ii) itinerário formativo docente. A partir das reflexões advindas das entrevistas e da coleta dos dados no Sucupira, foi possível delinear um itinerário formativo docente para o mestrado e o doutorado refletindo sobre a função mais voltada para a docência no mestrado e, no doutorado, para pesquisa. É necessário que exista pelo menos uma disciplina voltada para esse eixo formativo, que o estágio docência seja mais bem estruturado e que o docente também tenha a oportunidade de refletir sobre as outras funções que perpassam a sua atuação.
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA