PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DÉBORA KARYNE DA SILVA ABRANTES

DISCENTE: DÉBORA KARYNE DA SILVA ABRANTES
DATA: 24/02/2023
LOCAL: meet.google.com/njv-kdkf-doz
TÍTULO: INDICADORES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: PROPOSIÇÃO E APLICAÇÃO DE UM ÍNDICE SINTÉTICO PARA OS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Ciência, Tecnologia e Inovação. Indicadores. Sistemas de Inovação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) estão no cerne da dinâmica do sistema econômico e atuam como direcionadores do progresso de países e regiões. Nesse sentido, a mensuração da CT&I torna-se necessária para a identificação de lacunas e para a construção de estratégias com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo. No entanto, o Brasil, assim como a maioria dos países em desenvolvimento, apresenta deficiências em seu sistema estatístico, dificultando o processo de mensuração do desenvolvimento inovativo. Essa dificuldade se torna ainda mais evidente em um recorte subnacional devido à heterogeneidade existente entre os estados e regiões do país. Assim, esta pesquisa teve como objetivo propor um Índice sintético de inovação que permita mensurar a Ciência, Tecnologia e Inovação das Unidades Federativas do Nordeste brasileiro, de modo a compilar informações relevantes para a compreensão das fragilidades e lacunas existentes. Para atingir ao objetivo proposto, esta pesquisa se embasou na metodologia de construção de indicadores compostos propostas pela OCDE (2008) que contribuem para uma maior transparência e robustez no processo de construção de índices de modo a evitar inconsistências metodológicas e imprecisões no processo de interpretação. A partir da realização de uma Revisão Sistemática da Literatura e, posteriormente, de um mapeamento dos dados disponíveis, no contexto estudado, foi proposto um instrumento de mensuração composto por 28 indicadores, subdivididos em 12 dimensões e 4 pilares. A coerência estatística do conjunto de dados foi avaliada através de testes de confiabilidade interna dos dados e análises de correlação. A partir da aplicação do índice, foi possível mensurar o desenvolvimento da CT&I no Nordeste, e ranquear as Unidades Federativas de acordo com os seus desempenhos, identificando as forças e fragilidades de cada sistema inovativo a partir da decomposição analítica do índice em pilares e dimensões. Para isso, utilizou-se uma escala de classificação que distinguiu os estados em: (1) Inovadores Líderes, composto por Paraíba e Ceará, (2) Inovadores Seguidores, composto por Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe e (3) Inovadores moderados, composto por Piauí, Alagoas e Maranhão. Foi possível perceber que a região Nordeste desenvolveu-se de forma excessivamente heterogênea e, portanto, as Unidades Federativas da região apresentam níveis de desenvolvimento destoantes, apesar de compartilharem bases históricas, econômicas, sociais e culturais similares. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir para a elaboração de estratégias que visem superar as lacunas e fragilidades dos Sistemas Regionais de Inovação do Nordeste direcionadas à promoção do desenvolvimento inovativo das regiões.
Presidente - 296.540.504-63 - GESINALDO ATAIDE CANDIDO - UFCG
Externo à Instituição - MAURÍCIO AGUIAR SERRA