PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: WALLYSSON KLEBSON DE MEDEIROS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLYSSON KLEBSON DE MEDEIROS SILVA
DATA: 27/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: OI, COMO POSSO AJUDAR? COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO PROCESSO DE COMPRA E A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência artificial. Comportamento do consumidor. Jornada do consumidor.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese teve como objetivo geral examinar a influência e potenciais mudanças de comportamento dos consumidores para usar ferramentas de inteligência artificial (IA) na sua jornada de compra. A fundamentação teórica e a revisão sistemática da literatura deram suporte para a construção de um modelo teórico, o qual foi aprimorado após a realização de uma pesquisa qualitativa. Nessa etapa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o suporte do software Atlas.ti. Com base nos achados, elaborou-se um modelo conceitual sobre como a IA auxilia nas etapas da jornada do consumidor, como também colabora para a identificação e necessidade de acrescentar o construto resistência à escala da pesquisa quantitativa, submetida ao processo de avaliação de especialistas. Sendo assim, na pesquisa quantitativa, realizou-se um estudo do tipo survey com 414 participantes, que envolveu a elaboração de um questionário estruturado composto por itens das escalas validadas dos construtos, que passaram por uma adaptação para o contexto brasileiro. Os dados foram analisados por meio das técnicas de Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Modelagem de Equações Estruturais (MEE), utilizando-se do software AMOS, com finalidade de verificar as hipóteses do estudo. Além disso, foi utilizado o modelo transteórico de comportamento, em que se identificaram os estágios de mudança de comportamento do consumidor, indicando que os indivíduos em determinados estágios possuem características e motivações psicológicas que diferem daquelas em outros estágios. A partir dos resultados alcançados, foi possível verificar que a influência social, o antropomorfismo e a resistência do consumidor são os fatores antecedentes mais preponderantes para a mensuração da expectativa de desempenho percebida e, consequentemente, na emoção que colabora na disposição do consumidor em aceitar o uso de dispositivos de IA na sua jornada de compra. Além disso, a emoção está negativamente relacionada à objeção do consumidor em aceitar o uso de dispositivos de IA no processo de compra. Desse modo, acredita-se que a tese foi confirmada, pois, da ordem das implicações teóricas, metodológicas e práticas, os resultados alcançados ajudam a compreender o comportamento do consumidor no processo de compra com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAISSA VELOSO E SOUSA
Externo ao Programa - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Externo ao Programa - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE
Externo à Instituição - PABLO AURELIO LACERDA DE ALMEIDA PINTO
Presidente - 1551258 - RENATA FRANCISCO BALDANZA