PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: PATRICIA LACERDA DE CARVALHO MASCARENHAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA LACERDA DE CARVALHO MASCARENHAS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/nbj-haze-oat
TÍTULO: Evidências sobre Práticas Environmental, Social e Governance (ESG) Associadas ao Custo de Capital das Empresas no Mercado de Capitais nos Países do G20
PALAVRAS-CHAVES: investimentos socialmente responsáveis, environmental, social e governance (ESG), custo de capital próprio, custo de capital de terceiros, países do G20.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese é dedicada à análise da relação entre as práticas Environmental, Social e Governance (ESG) e os custos de capital próprio e de terceiros das empresas no mercado de capitais nos países do G20. A literatura aponta que o modelo financeiro de investimento socialmente responsável ESG é agora a abordagem padrão em todo o mundo e se reflete em métricas, classificações, orientações e regras regulatórias ESG. Nessa linha de raciocínio, este estudo tem como premissa que as práticas ESG se apresentam como fator legitimador sobre a redução nos custos de capital das empresas. Na análise dos dados, foram considerados 19 países, do G20, excluindo-se, nesse caso, apenas a União Europeia. O recorte de países escolhido para investigação levou em conta economias compromissadas em apoiar a sustentabilidade e que estão distribuídas entre países desenvolvidos (G8) e países emergente (G11). Foi utilizada a metodologia de Dados em Painel, em uma amostra de 3.651 empresas em 17 anos, correspondendo ao período de 2005 a 2021. Para execução desse estudo, entendendo que as práticas ESG possuem abordagens e métricas distintas, utilizou-se o score de pontuação ESG das plataformas Refinitiv e Bloomberg, considerando o desempenho ESG e o disclosure ESG, respectivamente. O desempenho ESG da Thomson se concentra em medir e rastrear o desempenho e o impacto ambiental, social e de governança das empresas. Sob outra perspectiva, o nível de disclosure ESG da Bloomberg se concentra em fornecer às empresas uma métrica sobre a divulgação de dados e informações ESG, permitindo que investidores e partes interessadas entendam e avaliem melhor as práticas ESG de uma empresa. Na análise de correlação, verificou-se que não há uma correlação perfeita entre os scores de pontuação do desempenho ESG e disclosure ESG, como esperado pelo mercado de capitais, ou seja, levando a inferir que os índices capturam atributos distintos. Quanto aos resultados, estes permitem comprovar que existe uma relação negativa e significativa entre as práticas ESG das empresas e seus custos de capital nos 19 países do G20. Ao analisar as práticas ESG decompondo em suas dimensões, o fator social teve o maior efeito negativo sobre os custos, tanto em relação ao desempenho ESG como em disclosure ESG. O disclosure ESG só pode ser considerado um fator moderador entre o desempenho ESG e os custos de capital de terceiros, entretanto em uma relação fraca. Além disso, o impacto das práticas ESG na redução dos custos de capital é maior nas empresas dos países desenvolvidos (G8) do que nos países emergentes (G11). Contudo, quando analisado o custo de capital de terceiros, o efeito das práticas ESG reduz os custos no G11, o que não ocorre com o custo de capital próprio. Uma possível reflexão é que as pontuações das práticas ESG nos países emergentes podem estar em estágio progressivo, não impactando ainda a redução do capital próprio. Em geral, evidencia-se a que as práticas ESG bem-sucedidas podem gerar benefícios tangíveis na redução do custo de capital das empresas e merecem um olhar criterioso dos investidores no contexto da gestão de investimentos.
Presidente - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Interno - 1848107 - CASSIO DA NOBREGA BESARRIA