PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MELINA TANDAYA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELINA TANDAYA MARQUES
DATA: 31/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/gaz-rjxi-rtr
TÍTULO: O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO URBANO DE UMA CIDADE E SUAS FUNÇÕES SOCIAIS SENDO O MARKETING UMA FERRAMENTA DE MUDANÇA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Urbano, Gentrificação, Mercado Imobiliário, Marketing, função social.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Os modelos de desenvolvimento urbano têm criado padrões de concentração de renda e poder e, a velocidade da ocupação do espaço nas cidades tem contribuído para a segregação social e espacial, impactos irreversíveis para o meio ambiente, privilegiando o desenvolvimento imobiliário ao invés do desenvolvimento humano, impactando na mobilidade urbana e fragilizando sua própria infraestrutura. A cidade tornou-se um negócio rentável impulsionado pelas políticas públicas e estratégias de marketing que ignoram sua função humana e social. Esta pesquisa tem como objetivo entender o caminho do desenvolvimento de Cabedelo e seus impactos junto a população, analisando as funções sociais da cidade e abordando temas constitucionais, utilizando o marketing como uma ferramenta de mudança. Seguimos uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por um questionário semiestruturado com os moradores para analisar os fenômenos do desenvolvimento do município e seus impactos sociais, avaliando o direito à cidade e o cumprimento da função social estabelecida no Estatuto da Cidade. A pesquisa foi feita presencialmente em uma cidade do litoral do nordeste brasileiro que naturalmente tem um potencial para o turismo o qual está em pleno incremento e, pudemos identificar, com as falas dos entrevistados, a percepção de uma embrionária gentrificação turística. A cidade não está preparada para o desenvolvimento, aumentando o número de turistas, a especulação imobiliária e deixando de lado as funções sociais as quais são exigidas legalmente. Esta pesquisa contribui para reconsiderar a importância do marketing no centro da cidade, sendo usada como uma ferramenta de mudança nas decisões políticas que afetam a humanidade. Trouxemos uma nova perspectiva da compreensão do marketing quanto ao valor do ser humano em vez do valor de troca, além de trazer à tona a discussão sobre as funções do Estado e do marketing na contribuição para o bem-estar coletivo, nas políticas públicas e nas cidades.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Externo à Instituição - MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
Presidente - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU