PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSÉ EDUARDO DE MELO BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ EDUARDO DE MELO BARROS
DATA: 12/06/2023
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: BEM-ESTAR MANIPULADO: O PAPEL MEDIADOR DO BEM-ESTAR PERCEBIDO NA RELAÇÃO ENTRE OS ESTÍMULOS DE MARKETING E A TOMADA DE DECISÃO ALIMENTAR
PALAVRAS-CHAVES: Bem-estar Alimentar; Bem-estar Percebido; Heurísticas Alimentares; Estímulos de Marketing; Tomada de Decisão Alimentar.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A tomada de decisão alimentar é consideravelmente suscetível a heurísticas. Os consumidores inferem o nível global de saúde de um alimento a partir de alegações limitadas em rótulos frontais. Ao mesmo tempo, inferem menos sabor em alimentos considerados saudáveis. A credibilidade das marcas também pode influenciar as percepções dos consumidores, endossando atributos de saúde dos alimentos. Além disso, o próprio nível de preço pode sugerir maior saudabilidade a um alimento. Esses fatores são explorados por estratégias de marketing para influenciar as decisões alimentares, o que repercute no bem-estar dos consumidores. Uma das formas de compreender o bem-estar relacionado à alimentação é o bem-estar percebido, que consiste em uma autoavaliação de bem-estar vinculada às expectativas e julgamentos quanto a influência positiva ou negativa dos alimentos. Como o bem-estar percebido é baseado nas percepções do consumidor, sobretudo de saúde e prazer, assume papel mediador nas decisões alimentares porque sofre influência dos estímulos de marketing e impacta nas respostas dos consumidores. Assim, fundamentada na estrutura teórica de Estímulo-Organismo-Resposta (E-O-R), esta tese argumentou que os estímulos do mix de marketing, especificamente as alegações no rótulo frontal, a credibilidade do canal de vendas e o framing de apresentação de preço, têm impacto nas percepções de saúde e prazer e no bem-estar percebido dos consumidores, e o bem-estar percebido assume papel mediador sobre o efeito dos estímulos do mix de marketing na tomada de decisão desses consumidores. Para suportar este argumento, quatro estudos (n = 507) com desenhos experimentais revelaram principalmente que: 1) a presença (versus ausência) de alegações no rótulo frontal influencia o bem-estar percebido, mas essa influência ocorre necessariamente mediada pela percepção de saúde; 2) a presença (versus ausência) de alegações no rótulo frontal impacta a intenção de comprar um alimento, e, assim como no Estudo I, o mecanismo sequencial de percepção de saúde influenciando o bem-estar percebido foi observado, resultando no aumento da intenção de compra; 3) a presença (versus ausência) de alegações no rótulo frontal interagem com a credibilidade percebida de uma marca varejista, aumentando a percepção de saúde de um produto, mas isso apenas para os consumidores que consideram o varejista de baixa credibilidade; e, finalmente, 4) o framing de apresentação de preço com a presença (versus ausência) de um produto de referência com preço premium aumentou, mediado pelo bem-estar percebido, a intenção de compra do produto, e também ampliou a probabilidade de escolha em função da promoção de bem-estar. De maneira geral, os resultados evidenciaram que os estímulos de marketing podem aumentar as percepções de saúde dos consumidores, mesmo quando não há ganho nutricional com os produtos, e o bem-estar percebido dos consumidores pode ser enviesado em contextos cujos estímulos de marketing favoreçam a esses tipos de heurísticas, repercutindo em suas respostas alimentares. Os resultados desta tese contribuem para o campo de bem-estar relacionado à alimentação explorando duas lacunas relacionadas à influência das percepções de saúde e prazer no bem-estar percebido e sobre o papel mediador do bem-estar percebido na estrutura teórica E-O-R. Implicações gerenciais e sociais direcionadas para o ambiente de varejo e para os produtos foram sugeridas para as atividades de gerentes de marketing e de formuladores de políticas públicas interessados no bem-estar dos consumidores.
Externo à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Externo à Instituição - MARCONI FREITAS DA COSTA