PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THIAGO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DO NASCIMENTO
DATA: 24/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ycx-pmip-zba
TÍTULO: GESTÃO FUNDAMENTADA EM DADOS NA GRADUAÇÃO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOCIOTÉCNICO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Fundamentada em dados. Abordagem Sociotécnica. Liderança. Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo investigar a percepção das lideranças das IFES sobre a implementação da gestão fundamentada em dados como estratégia para melhoria da gestão da graduação à luz da ótica sociotécnica. À vista disso, buscamos identificar os principais desafios, impactos e níveis de conhecimento e habilidades técnicas das lideranças em relação a implementação da gestão fundamentada em dados nas IFES. Inicialmente, realizamos uma revisão da literatura para refletirmos sobre o fenômeno a partir da perspectiva sociotécnica. Aplicamos a abordagem qualitativa de pesquisa, uma vez que visa analisar e compreender o cotidiano das pessoas e suas práticas, isto é, significados, comportamentos, experiências, cosmovisões, relações e contextos. Para isso, utilizamos entrevistas com roteiro semiestruturado com 13 lideranças, de diferentes regiões (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) do Brasil, a saber: dez Pró-reitores (as) de Graduação, dois Coordenadores (as) do Observatório de Dados da Graduação (ODG) e um Diretor (a) de Avaliação Institucional (CPA). Para analisar os dados, optamos por utilizar a Análise de Conteúdo (AC). Para isso, utilizaremos o modelo conceitual apresentado no referencial teórico, baseado em Vidgen, Shaw e Grant (2017), como estrutura inicial de categorias sociotécnicas envolvendo Pessoas, Tecnologia, Organização e Processos, visando especificar e/ou estabelecer estruturas de relações possíveis entre fenômenos e conceitos. Os resultados mostram que as lideranças das IFES estão cada vez mais engajadas em implementar a gestão fundamentada em dados como estratégia para a gestão da graduação. Contudo, a falta de uma cultura organizacional orientada a dados, de conscientização e convencimento das lideranças sobre a importância do uso dos dados, de adoção de plataformas tecnológicas e/ou SI emergentes de suporte à tomada de decisão, de padronização das ferramentas analíticas, de definição dos processos de trabalho, isto é, papéis e tarefas e dos fluxos (direcionamento) das informações, atrelada a carência de recursos humanos, têm dificultado o processo de implementação da gestão fundamentada em dados nas IFES. No entanto, alguns impactos já são percebidos pelas lideranças relacionados às boas práticas de uso de dados, tais como: melhoramento ou atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e dos Projetos Políticos Pedagógicos do curso - PPP, criação de observatórios de dados da graduação, melhoria dos indicadores da graduação (e.g. taxa de sucesso da graduação, índices de evasão e retenção), entre outros. À vista disso, a presente pesquisa apresenta os desafios e caminhos para a prática da gestão fundamentada em dados nas IFES, considerando as dimensões sociotécnicas, servindo como orientação para as lideranças que desejam iniciar ou aprimorar a prática em sua instituição. De uma perspectiva teórica, o trabalho revela e reforça evidências sobre os fatores que influenciam na implantação da gestão fundamentada em dados como estratégia para a melhoria do desempenho organizacional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA
Presidente - 1716289 - JOSE JORGE LIMA DIAS JUNIOR
Interno - 2115825 - PEDRO JACOME DE MOURA JUNIOR