PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ARNALDO POGGI LINS SEGUNDO

DISCENTE: ARNALDO POGGI LINS SEGUNDO
DATA: 28/08/2023
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA SOBRE A POLÍTICA E A DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: responsabilidade social corporativa; dividendos; payout; dividendo total; dividendo yield.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Neste estudo, nosso objetivo foi trazer clareza sobre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e sua influência sobre a política de dividendos no contexto brasileiro. O que justifica a importância dessa pesquisa dada a relevância dos temas, dentro do universo corporativo, onde a agenda em RSC nos alerta para a importância de gerar riqueza com o olhar crítico e fundamentado nas boas práticas corporativas de gestão em RSC. Objetivamente, esse estudo respondeu a seguinte pergunta: Como a RSC apresentada pelas empresas brasileiras influenciam a sua política de dividendos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitava no período de 2012 a 2022. Com a população de 580 empresas das quais 136 fizeram parte da amostra. Foram utilizadas três variáveis independentes sendo elas, Payout, Dividendo Total e Dividendo Yield e como variáveis dependentes foram utilizadas oito variáveis. A partir dos resultados, nota-se que o envolvimento das empresas em atividades em RSC evidenciados pelo score ESG, melhoram as políticas de dividendos. O estudo, portanto, conclui que as empresas que têm melhores práticas em RSC evidenciados aqui pela proxy ESG através do score apresentado por cada uma, provenientes de um melhor engajamento com as atividades ambientais, sociais, de governança, promovem melhorias na relação com as partes interessadas, por meio das políticas de dividendos. A presente dissertação teve como objetivo avaliar a influência RSC sobre a política de dividendos no contexto brasileiro. Os resultados evidenciam que os scores em ESG possuem correlação positiva e significativa para a política de dividendos nas proxys Dividendo Total e Dividendo Yield. Contudo, apensar da proxy Payout apresentar uma correlação positiva, seu nível de significância não foi satisfatório. Nesse estudo evidenciamos também os grupos de probabilidade de pagamento de dividendos como também a propensão e probabilidade de pagamento de dividendos. Por fim, os resultados deste estudo têm implicações e evidências estatísticas significativas e relevantes, onde para cada aumento da variável ESG em uma unidade na escala de medida dessa variável, há evidência de aumento em 1,465 em DIVIDTOTAL e para cada aumento da variável ESG em uma unidade na escala de medida dessa variável, há evidência de aumento em 0,4 em DIVYIELD.
Presidente - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Interno - 1285539 - MAGNO VAMBERTO BATISTA DA SILVA