PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RICARDO DANTAS SILVA

DISCENTE: RICARDO DANTAS SILVA
DATA: 28/08/2023
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: O ENDEREÇAMENTO DE RELEVÂNCIA NA PESQUISA PRODUZIDA/ORIENTADA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SOB A LUZ DO GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES
PALAVRAS-CHAVES: Relevância. Pesquisa prática. Docentes. Pós-graduação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O crescimento acelerado da produção de pesquisa nos ambientes dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), em Administração, tem provocado um aumento na discussão sobre o gap entre rigor e relevância na pesquisa prática desenvolvida, atualmente no Brasil, e gerado questionamentos sobre a contribuição da administração para a produção de pesquisa relevante no país. Atentos a isso, propomo-nos a investigar a relação entre o endereçamento de relevância por professores dos PPGs, em Administração no Brasil, e as suas experiências profissionais nos setores acadêmico e produtivo, e analisá-la a partir da ótica da Teoria do Gerenciamento de Impressões. O alcance do objetivo geral se deu a partir da: 1) análise do perfil docente, partindo do agrupamento de suas características; 2) do relacionamento entre as experiências profissionais de mercado e na academia; e 3) das técnicas e estratégias de gerenciamento de impressão por eles utilizadas no ambiente dos PPG's. Trata-se, portanto, de uma pesquisa quantitativa, transversal, exploratória e descritiva, que buscou compreender e explicitar um fenômeno, a partir de suas características e relações, identificadas em um marco temporal específico. Foram utilizados dados secundários dos currículos lattes dos 1309 docentes vinculados a todos os Programas de Pós-Graduação em Administração, ativos no Brasil, coletados entre outubro e novembro de 2022. Os dados foram organizados em um conjunto de dados, que permitiu a análise estatística das variáveis selecionadas para o estudo. A partir dos dados, foi possível traçar um panorama sobre o perfil dos docentes vinculados aos PPGs. Foi verificada a discrepância entre experiências profissionais no setor produtivo e na academia, sendo esta última, 698,05% maior que a primeira, o que foi considerado um dos principais dados do trabalho. O estudo contribui para fortalecer a discussão rigor-relevância ao evidenciar a pouca experiência prática dos docentes/pesquisadores de Administração como uma possível causa para a baixa relevância da pesquisa na área. Recomenda-se, como agenda de novas pesquisas, o acionamento desses agentes para compreensão deste cenário in loco, assim como a construção de um modelo que seja capaz de mensurar a produção relevante dos docentes, o que permitirá o enriquecimento da análise proposta.
Externo à Instituição - CARLOS DENNER DOS SANTOS JUNIOR
Interno - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA