PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ROBERTO RANIERI GUIMARAES ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO RANIERI GUIMARAES ROCHA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Sala Virtual (solicitar o link ao aluno, ao presidente da banca ou à secretaria)
TÍTULO: DE CRENÇAS A INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DE PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A CONFORMIDADE: ESTUDO COM DESIGN SCIENCE SOBRE ADERÊNCIA À LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
PALAVRAS-CHAVES: Design Science; comportamento planejado; conformidade; LGPD; profissionais de TI.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A terceira revolução industrial, das tecnologias eletrônicas e de informação, é impulsionada por alto poder de conectividade, armazenamento, processamento e análise de grande volume de dados. Entretanto, há lacunas humanas em habilidades e conhecimentos necessários ao atendimento dessas propostas de transformação, gerando inseguranças e pressões sociais diante de novos desafios, incluindo segurança e privacidade de dados pessoais, especialmente sob a ótica da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no Brasil. A LGPD, tal como qualquer lei, estabelece apenas um conjunto de diretrizes de referência, eximindo-se de fornecer explicações precisas ou práticas efetivas, assim exigindo especificação por meio de instruções normativas, bem como decisões situacionais elaborados pelas próprias organizações, para garantir a proteção necessária à privacidade e segurança de dados dos seus titulares. Dentre as diretrizes para a conformidade, encontra-se o operador (Data Protection Officer – DPO), que é a pessoa física que se alinha ao perfil de um profissional de tecnologia da informação (TI). Tal alinhamento remeteu este estudo à cultura ocupacional de TI (ITOC – IT occupational culture), a qual surge, em parte, da interação entre as motivações pessoais dos trabalhadores de TI e do compartilhamento de crenças e comportamentos. Sendo a ITOC formada por valores, interesses e atitudes semelhantes que moldam as percepções dos profissionais de TI, cujos valores representam as crenças mais fundamentais, este estudo defendeu a tese de que a ITOC, diante de mudanças organizacionais catalíticas como a LGPD, é formada por valores, interesses e atitudes que moldam as percepções dos profissionais de TI via compartilhamento de crenças sobre comportamento de conformidade, sobretudo diante da nova função de DPO, revelando novos valores ITOC ou novas implicações. Nesta busca pela conformidade entre organizações e legislação, estudos recentes, ao utilizarem ferramentas unicamente computacionais, ressaltaram a necessidade de especificação de ações humanas. Assim, ações humanas de conformidade para a LGPD perfazem o interesse deste estudo, que objetivou desenvolver uma proposição de design (design proposition) para comportamentos de conformidade com a LGPD. Adotou-se, portanto, a Design Science como abordagem conceitual e metodologia aplicada de pesquisa, por possuir caráter prescritivo para artefatos orientados à resolução de problemas práticos. Os participantes do estudo foram profissionais de TI, que responderam um questionário estruturado com ênfase em crenças e intenções de comportamento de conformidade, questionário este orientado para aplicação em organizações públicas e privadas. Tal estratégia se mostrou efetiva para evidenciar valores ITOC distintos daqueles já presentes na literatura, assim sustentando a tese de que a ITOC, diante de mudanças organizacionais catalíticas como a LGPD, é formada por valores, interesses e atitudes que moldam as percepções dos profissionais de TI por meio do compartilhamento de crenças sobre um comportamento de conformidade e do surgimento de uma nova ocupação. Ademais, este estudo especificou 21 ações para conformidade à LGPD.
Presidente - 1549249 - CARLO GABRIEL PORTO BELLINI
Interno - 1716289 - JOSE JORGE LIMA DIAS JUNIOR