PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUCIENE ALENCAR FIRMO ABRANTES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIENE ALENCAR FIRMO ABRANTES
DATA: 14/11/2023
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: CAMPO PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO COMO UM PROCESSO LINGUÍSTICO: COMPREENDENDO A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS E O GAP TEORIA E PRÁTICA NO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Ideias de gestão. Gap teoria e prática. Campo da Administração. Mídias de Negócios. Linguagem. Vocabulários.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A circulação e formatação das ideias difundidas a partir das mídias de negócios, bem como a lacuna ainda existente entre teoria e prática do campo da gestão, podem apresentar novos direcionamentos explicativos e resolutivos, ao analisá-los a partir da linguagem, considerando que a realidade é construída por meio de seu uso. Considera-se, portanto, as mídias de negócio como sendo um ator social relevante dentre outros que influenciam o campo da Administração, impulsionadoras de conhecimento em forma de vocabulários. Essa tese tem como objetivo analisar como a circulação de ideias de gestão nos campos teórico e prático da Administração pode explicar o gap existente entre eles. Em termos metodológicos, delimitou-se uma abordagem qualitativa, com foco descritivo e exploratório, cujo nível de análise foi o de campo, utilizando-se das ideias de gestão que circulam no campo da Administração brasileiro como unidade de análise. A tese fez uso de dados secundários e delimitou-se como lócus empírico da pesquisa as revistas acadêmicas e especializadas (voltadas para a prática da gestão). Para a análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo, a análise vocabular e a análise histórica. Os resultados indicam que as ideias ressoam no campo podendo impor adequação para novas perspectivas de gestão lançadas por elas, a exemplo da questão de sobrevivência organizacional. As alterações do campo profissional reconfiguram e demandam reestruturação dessas ideias, seja para novas aplicações ou para novas formas de pensar e compreender os mercados. Além disso, não é possível, a partir dos dados, estabelecer uma relação direta de correspondência entre os campos, em relação às respostas sobre conhecimento gerado pelos acadêmicos ser utilizado e compreendido pelos gerentes do campo prático. Por fim, as alterações do campo profissional reconfiguram e demandam reestruturação das ideias, seja para novas aplicações ou para novas formas de pensar e compreender os mercados.
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - EDSON RONALDO GUARIDO FILHO