PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: AMANDA FLORENSE ALVES AMORIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA FLORENSE ALVES AMORIM
DATA: 05/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/mot-fceu-uzc
TÍTULO: O "EFEITO BUMERANGUE" A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE OS NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS E SUAS MOTIVAÇÕES NAS QUESTÕES PÚBLICAS
PALAVRAS-CHAVES: Participação; Cidadania; Níveis; Conselhos de Orçamento Democrático.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese de doutorado abrange quatro estudos que exploram a participação cidadã, utilizando uma abordagem interdisciplinar e metodológica variada. O ESTUDO 1 conduziu uma revisão sistemática para construir um framework sobre os níveis de participação cidadã, mapeando 33 estudos e propondo um modelo teórico geral. Já o ESTUDO 2, originado dessa revisão, apresentou um modelo multidimensional para mensurar os níveis de participação cidadã no contexto brasileiro, destacando fatores como "Informação", "Consulta", "Parceria" e "Delegação de Poder". Esse modelo foi validado por meio de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, fornecendo uma ferramenta robusta para futuras pesquisas. O ESTUDO 3 focou na mensuração da participação dos conselheiros do Orçamento Democrático da Paraíba, adotando uma abordagem baseada no individualismo metodológico de Hayek. A pesquisa, quantitativa e aplicada, revelou diferentes níveis de participação, com ênfase nas etapas iniciais e desafios nas dimensões de "Parceria" e "Delegação de Poder". Por fim, o ESTUDO 4 investigou a relação entre motivação para trabalho voluntário e participação cidadã entre conselheiros voluntários. Utilizando abordagem funcionalista-positivista e escalas de Cavalcante (2016) e Amorim (2023), o estudo encontrou uma correlação entre motivações e práticas de cidadania, sugerindo que motivações altruístas estão associadas a níveis mais elevados de participação. Esses estudos em conjunto proporcionam uma visão abrangente da participação cidadã, desde a revisão sistemática e construção de frameworks até a aplicação prática desses modelos em contextos específicos, como os conselhos do Orçamento Democrático da Paraíba.
Presidente - 1535430 - CARLOS EDUARDO CAVALCANTE
Interno - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA