PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MONALISA DA COSTA SERAFIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONALISA DA COSTA SERAFIM
DATA: 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Avaliação de Serviços de Educação Superior por Discentes: Análise e Proposta de Instrumentos
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação do serviço; avaliação discente; qualidade; ensino superior; mensuração.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese busca propor um modelo de avaliação discente para o Ensino Superior. Ela está configurada em uma perspectiva teórica da avaliação de serviços para buscar aprimorar o atual sistema de avaliação do ensino superior no Brasil. O argumento desta tese pressupõe que um instrumento de mensuração capaz de captar a satisfação do discente de forma válida e precisa aliado com sua institucionalização no Ensino Superior pode proporcionar uma melhoria contínua em sua qualidade, o que por sua vez reduziria o percentual de desistência dos discentes. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: analisar a avaliação no ensino superior sob a ótica da avaliação de serviços; propor um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de pós-graduação; propor um aprimoramento de um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de graduação. Para tanto, o capítulo 2 desta tese será constituído de um esboço da atual configuração do sistema de avaliação do ensino superior no Brasil, de uma discussão das teorias de avaliação de serviço e com uma reflexão sobre como o segundo pode ajudar aprimorar o primeiro. O capítulo 3 apresenta um estudo empírico com a construção de um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de pós-graduação. O capítulo 4 se constitui do aprimoramento de um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de graduação. Por fim, o quinto capítulo elucida como esses dois instrumentos podem ser utilizados de forma institucionalizada para aprimorar a qualidade do Ensino Superior. Esperamos como contribuição da tese: importar o olhar do marketing para o sistema de avaliação do Ensino Superior mediante a avaliação de serviços; proporcionar dois instrumentos para que os gestores dessas instituições possam avaliar a qualidade de seus cursos pela perspectiva do discente; e, por fim, contribuir para a melhoria do ensino pela proposição de um sistema de aprimoramento com base nos instrumentos propostos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIAS PEREIRA LOPES JUNIOR
Presidente - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Interno - 1716289 - JOSE JORGE LIMA DIAS JUNIOR
Externo ao Programa - 1488475 - MARCIA BATISTA DA FONSECA
Interno - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU