PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RAFAELA EVARISTO GOMES RODRIGUES

DISCENTE: RAFAELA EVARISTO GOMES RODRIGUES
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS ESCOLAS COMO ORGANIZAÇÕES APRENDENTES
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar. Política. Processos de Aprendizagem. Organização Aprendente.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: No campo da gestão escolar podemos identificar como ocorre a dinâmica dos processos que envolvem a administração na escola. Entretanto é importante entender a gestão como um processo de construção. Tal pluralidade presente nesta gestão nos leva a um entendimento de que há uma dinâmica e que o processo de gestão é construído por meio das pessoas e do cotidiano organizacional. Entretanto, o termo gestão escolar também se refere à política da gestão, de modo que se incorpore os aspectos sociais. Cabe frisar que a prática da gestão escolar ocorre de maneira dinâmica, envolvendo diversos atores. O fato é que a forma como se conduz a administração de uma escola vai além dos padrões, é um conjunto de práticas realizadas a partir das próprias experiências existentes nas escolas. É importante compreender que a escola é também uma sociedade e que em seu interior haverá disputas e conflitos, o que ratifica a relação da educação e a política. Assim sendo, é entender que o cotidiano escolar e dos atores institucionais dizem muito sobre fazer política. Portanto, tem como objetivo geral investigar como ocorrem os processos de aprendizagem da gestão em uma escola pública localizada em João Pessoa. Para tal, os objetivos específicos são os seguintes:(I) Investigar o contexto social e político da educação em João Pessoa; (II) Identificar quais práticas inovadoras/alternativas de aprendizagem, utilizadas pela Gestão das Escolas em João Pessoa; (III) Analisar como essas práticas inovadoras da gestão das escolas transcorrem; Para estudar como ocorre o aprendizado da gestão na escola em estudo, o percurso metodológico compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com os atores sociais. Por se tratar de um estudo de caso, foi feita uma análise mais interpretativa além da fase observacional em campo. Os resultados revelaram a presença da política no papel do gestor, além de corroborar para o aprendizado organizacional. Analisar a escola como uma OA (Organização Aprendente) está além do que as literaturas abordam. É uma realidade que não se enxerga nas literaturas.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1900093 - MARCELO DE SOUZA BISPO