PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RODRIGO LEITE FARIAS DE ARAUJO

DISCENTE: RODRIGO LEITE FARIAS DE ARAUJO
DATA: 25/02/2016
LOCAL: Sala 5 do Bloco da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO E PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS NO MERCADO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO DE TRÊS FATORES
PALAVRAS-CHAVES: Índice de Assimetria de Informação; Risco de Informação; Modelo de Três Fatores
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração Financeira
RESUMO: Pesquisas como as de Carhart (1997) e Liu (2006) para o mercado americano, e Santos, Fama e Mussa (2012) e Machado e Medeiros (2011), para o contexto brasileiro, buscaram aumentar a capacidade preditiva dos modelos de precificacao de ativos. Aslan et al. (2011), por sua vez observou que a precificacao de ativos pode ser afetada pelo risco de informacao, gerando, dessa forma, um premio pela existencia da assimetria de informacao no mercado. No entanto, dada a dificuldade de mensuracao da assimetria de informacao, esta pesquisa se propos a desenvolver um Indice de Assimetria Informacional (IAI), atraves da Analise de Componentes Principais (ACP), a partir das seguintes proxies: bid-ask spread, iliquidez, indice preco/lucro e volatilidade. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a relacao da assimetria de informacao com a precificacao de ativos no mercado brasileiro de capitais. Para isso, utilizou-se, em media, 240 acoes listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de Sao Paulo (BM&FBOVESPA), no periodo de junho de 2000 a junho de 2015. Apos a formacao do Indice de Assimetria de Informacao (IAI), foram utilizadas as mesmas caracteristicas e uma metodologia similar a de Fama e French (1993) para a formacao das carteiras, isto e, tamanho (valor de mercado) e indice book-to-market, alem da medida adicional de assimetria de informacao (IAI), formando, assim, 27 carteiras. Destarte, foram empregadas regressoes multiplas em series de tempo, em que foram estimados os betas e os premios de risco dos fatores. Para cada carteira criada foi estimado, em um primeiro momento, o modelo de Tres Fatores de Fama e French (1993), e, em um segundo momento, foi estimado um parametro para a assimetria de informacao, representada pelo IAI que foi adicionado ao modelo junto aos demais fatores. Os resultados mostraram que, ao comparar os modelos de precificacao de ativos, ao incluir a assimetria de informacao no modelo de tres fatores, ela melhora nao so o poder explicativo do modelo, como tambem provoca alteracoes nos valores dos coeficientes dos fatores de risco. O fator assimetria de informacao, representando pelo IAI, apresentou um premio de 0,465% para o mercado brasileiro, entretanto, nao houve significancia estatistica. Diante das evidencias, a Hipotese 1 desta pesquisa, de que a assimetria de informacao, representada pelo Indice de Assimetria de Informacao (IAI) e que seria um fator de risco para explicar parte das variacoes dos retornos das acoes no mercado brasileiro de capitais, nao pode ser confirmada, pois nao existe evidencias suficientes para essa inferencia. Entretanto, a Hipotese 2, de que a inclusao do fator assimetria de informacao (IAI) no modelo de Tres Fatores de Fama e French aumentaria a sua capacidade preditiva, nao pode ser rejeitada. Dado os resultados evidenciados, pode-se constatar que a assimetria e um fator relevante na precificacao de um ativo, para o contexto brasileiro, e os agentes de mercado devem considera-la, quando forem tomar decisoes.
Presidente - 1775506 - ORLEANS SILVA MARTINS
Interno - 1455546 - MARCIO ANDRE VERAS MACHADO