PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PIPPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA PEREIRA GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA PEREIRA GONCALVES
DATA: 02/03/2020
LOCAL: Sala do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UFPB
TÍTULO: Atributos Desejáveis do(a) Parceiro(a) Ideal: Valores e Traços de Personalidade Como Explicadores.
PALAVRAS-CHAVES: Atributos desejáveis, parceiros, gênero, valores, personalidade.
RESUMO:

Compreender como se configuram os relacionamentos amorosos, tem sido uma das áreas de maior interesse dentro da Psicologia. Neste sentido, o objetivo principal desta tese foi conhecer em que medida diferenças entre gênero, valores humanos e traços de personalidade podem explicar a escolha por um (a) parceiro (a) ideal no Nordeste do Brasil. Para tanto, foram realizados três estudos empíricos. No Estudo 1 participaram 208 pessoas, sendo 108 homens e 100 mulheres heterossexuais, com idades variando de 18 a 52 anos (m = 24,3 anos; dp = 6,08). Estes responderam instrumentos que avaliavam características afetivas e cognitivas. Em relação às características cognitivas, os homens pontuaram mais alto em todos os construtos (agressão, competição, busca de sensações, abertura à mudança e esquemas de gênero masculino) do que as mulheres, sendo esses resultados estatisticamente significativos. Quanto às características afetivas, as mulheres obtiveram maior média que os homens em relação a todos os construtos (sentimento de constrangimento, contágio emocional, cooperação, amabilidade e esquemas de gênero feminino contágio emocional e sentimento de constrangimento), com exceção de cooperação, sendo esses resultados estatisticamente significativos. Tais resultados reforçam as diferenças existentes entre homens e mulheres, evidenciando que as mesmas podem ser importantes para compreender como se dá a escolha do(a) parceiro(a). Posteriormente, foi realizado o Estudo 2 com a participação de 244 pessoas, sendo a maioria do sexo feminino (62,7%), com idade média de 20,9 anos (dp = 4,06), Estes responderam a Escala de Atributos do Parceiro Ideal (EAPI), o Questionário dos Valores Básicos (QVB), o Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (Big Five) e questões sóciodemográficas. Foi possível verificar a existência de relação entre os construtos estudados, em seguida, através de análises de mediação por meio do teste z de Sobel, verificou-se que de forma geral os valores mediam a relação entre traços de personalidade e atributos do parceiro. Ademais foram verificadas diferenças entre os sexos na escolha do parceiro, onde os homens pontuaram mais alto nos atributos físicos e as mulheres nos atributos relacionados à possibilidade de recursos. Finalmente, realizou-se o Estudo 3 com a participação de 3.124 pessoas advindos dos nove estados nordestinos, sendo 1.541 residentes no interior (49,3%) e 1.583 nas capitais (50,7%), com idade média de 23,60 anos (dp = 6,72), sendo a maioria do sexo feminino (63,6%). Foram usados os mesmos instrumentos do Estudo 2. Quanto aos resultados, também foram verificadas correlações significativas entre os construtos estudados, ademais verificou-se os mesmos padrões de correlação entre os estados nordestinos, não havendo diferença expressiva entre dados da capital e do interior. Posteriormente, através de análises de regressão hierárquica foi possível identificar que os valores são melhores explicadores da escolha do (a) parceiro (a), do que os traços de personalidade e variáveis sócio-demográficas.  Ressalta-se ainda que através de análises de mediação foi possível confirmar que os valores são mediadores da relação entre personalidade e atributos do parceiro nos diferentes estados nordestinos e entre capital e interior. Estima-se que estudos dessa natureza possam contribuir na construção do conhecimento na área dos relacionamentos interpessoais.

Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - RILDESIA SILVA VELOSO GOUVEIA