PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PIPPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CELESTE MOURA LINS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELESTE MOURA LINS SILVA
DATA: 14/12/2013
LOCAL: CCHLA SALA 508
TÍTULO: BULLYING: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
PALAVRAS-CHAVES: bullying; representações sociais; adolescentes, pais, professores.
RESUMO:

O objetivo do presente estudo foi apreender as representações sociais de adolescentes, pais e professores acerca do bullying no contexto escolar. Trata-se de um estudo multimétodo, com um enfoque psicossociológico, baseado no arcabouço teórico da Psicologia Social, especificamente na Teoria das Representações Sociais. Participaram 200 adolescentes, 100 pais e 100 professores de escolas da rede pública (50%) e da rede particular da cidade de João Pessoa-Pb. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos: Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); Questionário Biossociodemográfico e de Vivências Escolares; e Técnica de Grupos Focais. Os dados coletados pela TALP foram processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados pela Análise Fatorial de Correspondência (AFC); os dados biossociodemográficos e de vivências escolares foram processados pelo software SPSS, para uma análise estatística descritiva; e as falas dos Grupos Focais foram processadas pelo software Alceste e analisadas pela Análise Hierárquica Descendente e pela Análise Cruzada. Os resultados revelaram que as representações sociais do bullying elaboradas pelos participantes, estavam objetivadas, naturalizadas nas brincadeiras e deboches que os adolescentes fazem uns com os outros, no entanto uma brincadeira fomentada na agressividade, na violência física e verbal, no preconceito e na exclusão. Denotando o caráter emancipatório das representações sociais do bullying, diante das sérias consequências destes atos. Os dados mostraram também uma falta de clareza a respeito da função educativa da família e da escola. Os pais distantes dos filhos diante dos diversos papéis sociais que precisam ocupar no seu dia a dia; ora sendo percebidos pelos adolescentes como uma figura de cobrança, ora sendo sentidos como desatentos. E as representações sociais destes participantes acerca da escola acenando para a necessidade de uma maior fiscalização do bullying como também de possíveis mudanças na estrutura curricular das escolas, diante desta demanda de adolescentes que chegam com rupturas da educação familiar. Todavia percebe-se um consenso nas representações sociais dos participantes de que para se vislumbrar uma diminuição neste cenário de violência nas escolas é preciso haja uma mudança dos valores sociais, mas que, principalmente, todos se conscientizem de suas responsabilidades frente ao bullying.

Interno - 1745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS ALCHIERI